Relembre 5 carros que ficaram famosos nos circuitos automobilísticos

A Fórmula 1 e Indy são esportes que exige muita atenção não só por parte dos pilotos, mas também pela equipe dos bastidores e é aí que entram os Safety Cars, nome em inglês que denuncia carro de segurança. A função deles é interromper a prova quando os pilotos, por segurança, ficam impedidos de continuar a prova. Conheça 5 deles que fizeram fama nos principais circuitos automobilísticos.

1-) ESCORT PACE CAR

O recém-chegado XR3 que virou carro-madrinha do GP Brasil de F1 de 1984, inspirou a Ford a fazer 350 carros da série Pace Car idêntico ao original. A estratégia lhe rendeu destaque na mídia com o piloto Ayrton Senna.

Reprodução

2-) LAMBORGHINI MARZAL

No GP de Mônaco (1967), o conceito Lamborghini Marzal de Bertone estreou estrategicamente junto à princesa Grace Kelly e seu marido, o Príncipe Rainier III, ao volante, e lhe rendeu um fruto no ano seguinte, o Espada.

Reprodução

3-) TEMPRA 16V

Inaugurando a era 16V no Brasil, o sedã se tornou um dos modelos mais sofisticados, tanto que virou safety car da F1 em 1993, levando o piloto Ayrton Senna na comemoração de sua vitória em Interlagos.

Reprodução

4-) DODGE M4S TURBO

Encomendado pela PPG, então fornecedora de tintas e patrocinadora da Indy Car (1981), o M4S com motor turbo 2.2 de 446 cv voou baixo na pista, e se lançou no filme Aparição em 1986 que marcou a juventude dos anos 80.

Reprodução

5-) RENAULT 5 TURBO

Se na Indy, a regra ditava pace cars feitos nos EUA, o 5 Turbo da Renault foi exceção, já que foi a principal investidora da AMC, então forte concorrente americana. Estreou em 1982 e depois parou nas mãos de um colecionador.

Reprodução