Fiat Strada e Hyundai HB20 são os carros mais vendidos em 2021

A Fiat foi a fabricante líder de vendas, ajudada pela boa aceitação pela picape leve. E o hatch HB20 superou o Argo no final do ano

A chegada da nova Fiat Strada levou a marca italiana à liderança de vendas no Brasil no balanço de 2021
Foto: Divulgação
A chegada da nova Fiat Strada levou a marca italiana à liderança de vendas no Brasil no balanço de 2021

A nova geração da picape Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil em 2021. Com mais de 109 mil unidades emplacadas, superou os demais rivais, inclusive o Chevrolet Onix, atrapalhado pela falta de componentes, o que afetou a produção durante todo o ano passado e embaralhou o ranking de vendas.

Quanto ao próprio Onix, ex-líder de vendas, acabou bastante afetado, o que permitiu que seus rivais HB20 e Argo o superassem no ano. Ainda assim, o Onix foi novamente o veículo leve mais vendido de dezembro, com mais de 11,5 mil unidades emplacadas em números preliminares. 

O HB20 conseguiu superar o Argo em dezembro e com isso sagrou-se vice-líder e automóvel mais vendido do Brasil, com 86,4 mil unidades emplacadas. O Fiat, por sinal, perdeu fôlego no mês passado, tendo sido ultrapassado até mesmo pelo sedã Cronos, produzido na Argentina.

Foram emplacados 1,975 milhão de veículos leves no Brasil em 2021, uma ligeira alta de 1,3%. Apesar disso, dezembro teve o pior volume de emplacamentos para esse período desde 2008. Foram vendidas 193 mil unidades contra 183 mil há pouco mais de 13 anos.

A Fiat foi a marca mais vendida do país com 431 mil unidades emplacadas, seguida da Volkswagen, com 306 mil veículos. Graças à recuperação no último trimestre, a Chevrolet terminou 2021 com mais de 242 mil emplacamentos.

Com o fim da linha nacional da Ford, a Hyundai veio a ocupar o 4º lugar, mas com a Toyota muito próxima, em 5º. Nas demais posições do Top 10, não houve grande concorrência, mas o surgimento da CAOA Chery em 10º lugar.