Conheça algumas dicas para cuidar do carro em dias de forte chuva

As chuvas chegaram com tudo, com uma intensidade provocada pelo La Niña e as mudanças climáticas. Uma grande preocupação é com o motorista quando enfrenta uma enchente dentro do carro ou não está preparado com temporais daqueles que o limpador de para-brisa não vence a quantidade de água que desaba. Para enfrentar as chuvas com segurança no trânsito, conheça algumas dicas de algumas ações preventivas que devem ser tomadas para não ficar em perigo ou danificar o carro.

1-) Bateria

A bateria deve estar em bom estado e bem carregada. Por isso, antes de pegar a estrada, lembre-se de levar a um auto elétrico e pedir ao especialista para checar o estado dos polos, cabos e da tensão da bateria que deve funcionar entre 12 e 14V.

Divulgação

2-) Palhetas

As palhetas do para-brisa não podem estar ressecadas. Por isso evite produtos químicos na limpeza para garantir a durabilidade do item. Apenas água e detergente neutro é o suficiente.

Divulgação

3-) Água do lavador do para-brisa

A água do esguicho deve ter líquido desengordurante específico vendido em supermercados e lojas especializadas. Cheque, pelo menos, uma vez por semana o nível, certificando que ainda terá pelos próximos dias.

Reprodução

4-) Luzes do farol e lanterna

As luzes dos faróis e lanternas devem estar em perfeito estado, principalmente à noite. Assim, troque se for necessário por outras lâmpadas novas. O custo é irrisório e vai te ajudar bastante.

Divulgação

5-) Pneus

Os pneus não podem estar carecas. O pneu possui sulcos na banda de rodagem que tem a função de direcionar a água para os lados mantendo o máximo de contato com o chão, o que não ocorre com o pneu careca. Não arrisque a sua vida e a de outras pessoas.

Reprodução

6-) Freios

Verifique o sistema de freios. Pastilhas, discos devem ter ser checados por uma oficina especializada e lembre-se que o fluido deve ser trocado periodicamente, a cada dois anos, independentemente da quilometragem.

Divulgação

7-) Desembaçadores

Os desembaçadores traseiro e dianteiro devem estar funcionando. Os condutores aquecem e fornecem descongelação do gelo e evaporação de condensação a partir do vidro. O conserto não é um bicho de sete cabeças e deve ser feito imediatamente.

Reprodução

8-) Borrachas de portas

As borrachas das portas devem estar em bom estado para vedar a entrada de água. Qualquer rasgo ou furo permite a entrada de água. A troca do componente é bem simples de ser efetuada e qualquer um pode fazer em casa.

Reprodução

9-) Ruas alagadas

A dica principal é evitar entrar em áreas alagadas. Se puder, faça outro percurso. Não custa lembrar que ruas alagadas costumam esconder buracos onde o pneu pode cair e impedir de se locomover. Imagine a água aumentando e você preso!

Divulgação

10-) Aplicativos de trânsito e noticiários

Fique atento aos aplicativos de trânsito e no noticiário de rádio para saber como evitar as áreas alagadas. Reserve um tempo e acompanhe as notícias pelo noticiário e app quanto à previsão do tempo para a região e adjacências que vai percorrer.

Divulgação