Veja 5 veículos exóticos com menos ou mais de quatro rodas

Geralmente um veículo convencional, por lógica, tem de ter quatro rodas, mas algumas empresas resolveram apostar na excentricidade, em suja maioria por questões funcionais ou pagamento de menos imposto, enquadrando o na categoria de moto, por exemplo. Seja como for, conheça cinco projetos para lá de curiosos.

1-) CENTIPEDE

Da Western Star Trucks surgiu a supercarreta (V20 3.793 cm³) Centipede com 110 pneus para puxar seis reboques mais o cavalo. O motorista só precisa rezar para não cair numa “furada” na estrada e ter de trocá-los...

Reprodução

2-) LVSR

Até o nome é grande: Oshkosh Logistic Vehicle System Replacement (LVSR), carro da Marinha (EUA) de dez rodas. Com 10,98 m, para empurrar os 45.000 t, usa um motor de seis cilindros Caterpillar de 15,2 litros.

Reprodução

3-) C1

O C1 da Lit Motors até parece moto, só que não... Possui “sistema de estabilidade giroscópica” o qual monitora a posição e o mantém em pé, mesmo nas curvas. A segurança adicional vem dos “multiplos airbags”.

Reprodução

4-) RELIANT ROBIN

Um carro com três rodas? Esse é o Reliant Robin, cuja proposta inicial era enquadrá-lo como moto e pagar menos impostos. Seu erro foi a roda única à frente e o peso do motor sobre ele... Um verdadeiro desastre nas curvas!

Divulgação

5-) COVINI 6CW

Em 1974, o esportivo 6CW com mais um eixo na dianteira. O fundador Ferruccio Covini defendia o menor risco à segurança, maior conforto e absorção de impactos frontais. Com um 4.2 V8 de 400 cv, chega a 300 km/h de final.

Reprodução