Suzuki Jimny ganha cópia chinesa de marca que vem ao Brasil em 2022

Modelo tem visual muito similar. Entretanto, curiosamente, oferece mais do dobro da potência gerada pelo Suzuki

Great Wall Tank 100 é o 'irmão' chinês queo Jimny Sierra nunca tinha tido
Foto: Divulgação
Great Wall Tank 100 é o 'irmão' chinês queo Jimny Sierra nunca tinha tido

A Great Wall — marca chinesa que montará uma fábrica no Brasil — revela um novo jipinho que, aparentemente, é uma cópia do Suzuki Jimny de nova geração. Chamado de Tank 100 , conta com quatro portas, enquanto o Jimny em sua nova geração tem apenas duas. Isso por enquanto, já que uma versão alongada e com quatro portas está em desenvolvimento.

Ele terá tração 4x4 com reduzida e, de acordo com o site Cars Guide, o conjunto mecânico do modelo também será diferente do Jimny. Isso porque ele deverá ser equipado com um motor a gasolina 2.0 turbo de 227 cv e 39,4 kgfm. Um propulsor diesel também deve equipar o modelo e está em desenvolvimento. No Brasil, o Jimny Sierra traz motor 1.5 aspirado de 108 cv e 14,1 kgfm.

Great Wall no Brasil

Foto: Divulgação
Great Wall Motors está prestes a chegar ao Brasil, com novidades para diversos segmentos

Após alguns anos flertando com a ideia de se instalar no Brasil, a Great Wall Motors confirmou sua entrada no mercado nacional em 2021. A marca chinesa comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) – desocupada desde dezembro de 2020 – para produzir SUVs e picapes.

Essa é a primeira vez em cinco anos que uma marca de automóveis inicia produção inédita no Brasil. A última aconteceu em junho de 2016, com a inauguração da primeira fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ). Vale lembrar que a Honda já contava com uma planta em Sumaré (SP) quando inaugurou seu novo complexo em Itirapina (SP) em março de 2019.

A produção local em Iracemápolis deve ficar para os próximos anos, pois a Great Wall pretende iniciar sua operação nacional como importadora, assim como Lifan e JAC Motors. Apenas um modelo está confirmado, a picape média Poer, futura rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10.