Conheça os mitos e verdades sobre a troca de óleo

O óleo é item principal na manutenção do veículo e é ele que garante a durabilidade e o correto funcionamento do motor reduzindo o atrito entre as peças móveis como, por exemplo o virabrequim, pistões, biela e volante e consequentemente o desgaste acentuado destes componentes. Vamos a seis dos principais mitos e verdade sobre a substituição do lubrificante.

1) Deve-se consultar o manual do veículo

Verdade. O primeiro cuidado é consultar o manual, que possui todas as informações sobre o plano de manutenção do veículo, como a indicação dos prazos por tempo e por quilometragem para a correta troca do óleo.

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2-) Filtro de óleo suporta mais de uma troca de óleo

Mito. A função do filtro de óleo é reter partículas que poderiam danificar o motor ou acelerar o seu desgaste. Se um filtro velho que não tiver sido trocado falhar ou não conseguir desempenhar sua função de forma perfeita, não terá adiantado de nada a troca do óleo.

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3-) Tipo de uso do carro não interfere no intervalo de troca.

Mito. Em geral, o manual do veículo possui um plano de manutenção para uso normal e outro para uso severo (baixas rotações, estradas de terra, trajetos curtos com o motor frio) – nesses casos, é comum que as revisões e o intervalo de troca do óleo sejam reduzidos pela metade.

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4-) Usar óleo inferior à especificação não prejudica o motor do carro.

Mito. Um óleo fora da especificação recomendada pode não apresentar a espessura de filme de óleo projetada para aquele motor, além de não cumprir os requisitos de normas determinados pela montadora. Dessa forma, a viscosidade e as normas incorretas podem comprometer a eficiência do motor, aumentar o consumo de combustível e, para piorar, danificar os componentes internos.

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5-) Misturar diferentes lubrificantes não compromete o resultado.

Depende. É aconselhado sempre evitar misturar lubrificantes de especificações diferentes, pois o resultado final dessa mistura pode gerar um desempenho que não atende à especificação do motor. Só é aceitável em uma situação de emergência, temporária, para corrigir o nível de óleo muito baixo. Após isso, leve ao mecânico para uma revisão.

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6-) Nível do óleo não interfere no desempenho do motor

Mito. Se o veículo rodar com óleo abaixo do nível, a lubrificação ficará comprometida, visto que o pescador de óleo não conseguirá captar o óleo do cárter de maneira satisfatória. Isso pode resultar em muita espuma e baixa pressão de óleo, comprometendo o fluxo e deixando uma boa chance de quebra do motor por falta de lubrificação.

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