Veja cinco carros de Fórmula 1 mais curiosos já feitos

Para ajudar na aerodinâmica e desempenho, qualquer solução era válida aos monopostos de Fórmula 1. Confira cinco exemplares com os seus mais inusitados projetos.

1-) TYRRELL P34

O P34 (1976-1977) foi o único com seis pneus da Fórmula 1. A engenhoca de reduzir a área frontal com pneus menores e uma melhor penetração aerodinâmica deu resultados, mas se mostrou complexo e de difícil manutenção.

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2-) BRABHAM BT23C

Na Fórmula 2, após alguns experimentos da inglesa Brabham ao BT23C de 1968 para segurá-lo nas curvas, a solução foi adotar uma asa central que lembrava as de um 14-bis, porém só deixou o mais pesado e logo foi descartada.

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3-) LOTUS-FORD 49B

O monoposto de 1969 possuía duas asas, uma fixada diretamente nos conjuntos da suspensão dianteira e outra nos da traseira, tudo para que a força vertical do vento para baixo melhorasse a aderência dos pneus com o asfalto.

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4-) MARCH 711

O spoiler dianteiro do March 711 rendeu o apelido de bandeja de chá, mas a esquisitice tinha uma explicação: dissipar o ar para cima rompendo a barreira do ar, e isso o ajudou a dar a Ronnie Peterson o vice-campeonato mundial de 1971.

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5-) LIGIER JS5

Não, não se trata de um grande santantônio, e sim da entrada de ar para ajudar a resfriar o motor V12 de 3 litros. Projetado em 1976 por Gerard Ducarouge, a estranha forma do sistema de refrigeração lhe rendeu o apelido de bule de chá.

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