Que grilo! Confira 8 itens para identificar aquele barulho chato no carro

Não há nada mais desagradável do que ouvir algum ruído estranho, o famoso grilo, principalmente se for na parte externa, o que pode esconder um problema mais grave. Na parte interna, dependendo, é fácil de resolver, mas na externa, é preciso ficar atento e checar qual a fonte do barulho. Para isso, listamos oito passos com a colaboração do especialista e gerente da plataforma de treinamento da DPaschoal, Leandro Vanni.

1-) Parte externa

Faça uma inspeção externa. Verifique se não há nada solto, como as placas de identificação, para-choques, escapamentos, calotas, frisos, espelhos retrovisores, para-lamas, entre outros itens.

Divulgação

2-) Pneus

Pneus desgastados e desalinhados emitem mais ruídos. A falta de balanceamento também acarreta na maior trepidação e, consequentemente, no maior barulho.

Divulgação

3-) Visão por baixo do carro

O elevador é um excelente recurso para ter um contato visual debaixo do veículo. Neste cenário é possível verificar se o protetor de cárter está solto, se existem folgas nas buchas da suspensão, se a borracha do escapamento soltou, entre outros.

Divulgação

4-) Portas

Máquinas de vidro, tanto elétrica como manual, se soltam com o tempo e com as excessivas batidas de portas. Por isso, desconfie se o barulho vier de uma das portas.

Reprodução

5-) Amortecedores

Amortecedores vazando ou chiando é sinal de fraqueza, mas muitas vezes o problema não pode estar somente neles, mas sim nas molas. Se estiverem desgastadas, elas podem estar sobrecarregando o sistema como um todo.

Divulgação

6-) Objetos espalhados pelo carro

Saiba o que você leva! É natural encontrar moedas, brincos, lápis ou objetos esféricos esquecidos ou escondidos nos compartimentos. É aquele barulho que se intensifica toda a vez que ocorre alguma desaceleração e essas coisas acabam circulando para frente. Não esqueça de olhar embaixo dos bancos.

Divulgação

7-) Fechaduras de portas e porta-malas e capô

Fechaduras em ordem. Verifique se as portas estão alinhadas e se a tampa do capô e do porta-malas estão fechando corretamente. Outro detalhe importante é ver as borrachas. Elas devem além de vedar a água e o vento, não permitir o contato do metal com o metal.

Reprodução

8-) Sistema de ventilação

O sistema de ventilação muitas vezes capta folhas secas, gravetos ou sujeira das ruas. Ao verificar os filtros e os dutos, além de contribuir para a saúde respiratória, você elimina ruídos indesejados na hora que o sistema é acionado.

Divulgação