Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a gasolina aditivada

A gasolina nunca foi um assunto tão em pauta como agora e os brasileiros tentam fazer a sua 'mágica' na hora de abastecer e não comprometer o orçamento familiar. Mas vale a pena usar a gasolina mais barata, a chamada comum ou é melhor partir para a mais cara, a aditivada? Via de regra, vale seguir as recomendações de cada fabricante, mas quando não há restrição, saiba o que é mito e o que é verdade sobre a gasolina aditivada.

1- ) E mais pura que a comum?

Mito. Não é verdade. A única diferença entre as gasolinas aditivadas e comum é que primeira contém, como o nome revela, aditivos, ou seja, detergentes que agem na limpeza da sujeira interna, resultado da queima com o combustível acumulada sobre cilindros, pistões e outros componentes, que podem aumentar o atrito e consumo.

Divulgação

2-) Gasolina aditivada compensa?

Verdade. A gasolina aditivada é um pouco mais cara que a comum e, de nada adianta querer economizar com o valor do litro se no longo prazo, precisar ter de gastar uma fortuna com manutenção e peças dos sistemas de combustão e ignição. Além do mais, a aditivada, segundo especialistas, contribui para maior eficiência e redução no consumo com o passar do tempo.

Divulgação

3-) Gasolina aditivada vicia o motor?

Mito. Nenhum dos combustíveis, seja ele gasolina comum, aditivada ou etanol, ou motores a diesel vicia o motor. Acontece que quando altera o tipo de combustível, nos carros com injeção eletrônica, a central do sistema demora um tempo para que o novo combustível seja 'aceito', com perda de desempenho nos primeiros quilômetros, mas logo volta à normalidade.

Divulgação

4-) Tanquinho de partida a frio deve ser abastecido com gasolina aditivada?

Verdade. Para os mais antigos movidos a etanol ou flex que ainda dependem do tanquinho de partida a frio, precisa ser abastecido com gasolina aditivada. O propósito é de que os antioxidantes dela contribuem para uma maior durabilidade, já que ela fica armazenada por até meses sem ser utilizada pelo sistema de injeção, além do fato de evitar falhas na ignição.

Divulgação

5-) Aditivos aumentam a potência?

Mito. Apenas gasolinas de alta octanagem têm o poder de elevar números de potência e torque, mas neste caso especial, apenas motores de alto desempenho. Ou seja, a gasolina aditivada tem a mesma octanagem da comum, logo não aumentam a potência. A única vantagem da aditivada em relação à comum é limpar o sistema de injeção e, com isso, haver uma melhora no consumo.

Divulgação

6-) É verdade que a gasolina não 'suja' o motor e sim o lubrificante?

Verdade. Os lubrificantes, mesmo os de melhor qualidade, são um dos principais responsáveis pela formação de resíduos que prejudicam o bom funcionamento do motor. Já o uso de combustíveis aditivados não só ajudam a limpar o acúmulo de sujeira como previnem a formação de novos depósitos de resíduos.

Pixabay