VW pode ter picape elétrica para brigar com rivais americanas

Chefão da marca alemã participa de bate-papo e fala de uma série de assuntos

VW Atlas Tanorak: protótipo poderá servir de base para uma possível picape elétrica da marca
Foto: Divulgação
VW Atlas Tanorak: protótipo poderá servir de base para uma possível picape elétrica da marca

O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, participa de um bate-papo virtual no Reddit e explica vários tópicos ligados à marca alemã. Em um deles, não quis se comprometer, mas deixou no ar a ideia de que é possível que aparece uma picape elétrica no futuro, provavelmente baseada no protótipo Atlas Tanoak, mostrado pela primeira vez no Salão de Nova York (EUA), em março de 2018.

A respeito da volta do Fusca , mas agora 100% elétrico Diess preferiu dizer que a agora o foco está no lançamento do ID.Buzz , considerado o sucessor da Kombi, que será apresentado no próximo dia 9 de março. Mas que é possível que novos modelos com apelo emocional sejam lançados, feitos sobre a plataforma MEB.

Quando perguntado sobre a possível chegada de uma picape elétrica que possa concorrer com a nova Ford F-150 Lightining , Rivian R1T, Chevrolet Silverado EV, entre outras, Diess apenas reagiu com um: "boa ideia!" Mas nada foi confirmado.

Entretanto, esse tipo de carro deve estar em pauta na VW , que continua de olho no mercado norte-americano, onde ainda precisa recuperar sua imagem depois do chamado escândalo do "Dieselgate".

Uma as opções da VW pode ser ressuscitar o protótipo Atlas Tanoak , ou o Tarok Concept , mostrado em 2019. De qualquet forma, a marca alemã trabalha duro para lançar uma linha mais completa possível de elétricos, inclusive de baixo custo, abaixo de 20 mil euros (equivalente a cerca de 115 mil). Um deles deverá ser a versão de produção do conceito ID.Life , mostrado em Munique (Alemanha), previsto para chegar em 2025.

Outra novidade no terreno dos carros elétricos que a VW vai lançar é o sedã ID.Vizzion , que deverá chegar em 2023 nos EUA. E não será o único modelo do segmento de três volumes do Grupo Volkswagen, que terá modelos da Bentley e Audi. Ao todo, estão previstos 5 modelos elétricos novos entre 2025 e 2030.

Melhorias nos sistemas de recarga de elétricos também estão por vir. E que num futuro próximo todos os carros poderão funcionar sem motorista, de maneira bem segura e nunca mais vão ser registrados acidentes de trânsito.