Veja 5 mitos e verdades sobre andar com tanque na reserva

Com o combustível cada vez mais caro, não é de se estranhar que os motoristas consumam até a última gota de combustível, só para evitar de ter de ir abastecer. Assim, andar na reserva acabou se tornando uma prática comum. Confira 5 mitos e verdades sobre o assunto e aprenda a não cair em uma cilada.

1-) Queima a bomba de combustível

Verdade. Com o tanque na reserva, pode ocorrer um superaquecimento no veículo. O baixo nível de combustível reduz a lubrificação da bomba. Essa, então, não é resfriada e pode sofrer queima total.

Divulgação

2-) Entope os bicos injetores

Mito. Pelo processo de decantação, a sujeita do tanque fica depositada no fundo e se mistura com o resto de combustível. Essas partículas acabam indo parar no filtro de combustível, que pode entupir. Melhor, já que a troca do filtro é bem mais em conta que do os bicos injetores.

Divulgação

3-) Dá multa por por pane seca

Verdade. Ficar sem combustível e o carro parar de funcionar subitamente pode gerar acidentes e roubos, a irregularidade pode ter como resultado a multa. Afinal, andar com o veículo nessa situação é considerado uma infração média, prevista no Código de Trânsito Brasileiro. São R$ 130,16 e mais quatro pontos na CNH.

Reprodução

4-) Combustível premium resolve tudo

Mito. Não importa qual se utiliza, ele também trará malefícios como superaquecimento da bomba, acúmulo de sujeira no fundo do tanque, entupimento do filtro, obstrução dos bicos injetores, entupimento da peneira localizada na entrada da bomba entre outros problemas.

Divulgação

5-) Todo carro tem a mesma reserva

Mito. O volume de combustível voltado para reserva varia entre 5 e 8 litros, dependendo do modelo. É combustível suficiente apenas para chegar no posto para reabastecer. O recomendável é manter ao redor de 1/4 de tanque para evitar problemas

Divulgação