Saiba 5 fatos curiosos sobre o saudoso Fiat Uno

O Fiat Uno foi um dos modelos mais queridos do Brasil, com 37 anos de história no país, com várias versões e uma série de passagens que ficaram na memória do brasileiro. Confira a seguir 5 deles sobre o carismático modelo da marca italiana.

1 -- Uno com escada

Até a própria Fiat chegou a fazer uma brincadeira com essa história do Uno com escada na capota em uma ação publicitária para anunciar o nome do sedã Cronos. Na ocasião, seis unidades coloridas do Uno da primeira geração com escadas no teto circulavam por uma pista, formando o nome do sedã compacto lançado em 2018. Com a chegada de modelos como Palio e a nova geração do Uno, a anterior acabou ficando mais em conta, chamando atenção de empresas de telefonia e logística. Foi aí que nasceu o popular “ Uno de firma ”, que é meme na internet até hoje.

Divulgação

2 - Uno Rua nos protestos

Os anos de 2013 e 2014 foram intensos no Brasil. Além de eventos esportivos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, ambos sediados no país, o período ficou marcado pelas Jornadas de Junho, com a realização de protestos em todos os estados brasileiros. A Fiat aproveitou o embalo nacionalista para lançar o Uno Rua , novamente baseado no modelo Vivace . O compacto ganhou tonalidade amarela exclusiva e adesivos da bandeira do Brasil espalhados pela carroceria.

Divulgação

3 - Uno College da galera

A versão College estreou em 2013, com foco nos jovens em idade universitária. Ela era baseada na popular Vivace, com motor 1.0 Fire, de 75 cv de potência, mas acabou caindo em esquecimento por conta do design exageradamente infantil. A Fiat chegou a disponibilizar cores exclusivas e os faróis máscara-negra da versão Way, mas o College pecava no design por conta dos retrovisores e maçanetas pintados de vermelho e o adesivo lateral.

Divulgação

4 - Uno Turbo do Rubinho

Se não dá para apostar na modernização, a Fiat sempre optou por lançar versões diferenciadas para aumentar o apelo do Uno no mercado nacional. Um exemplo clássico é o Uno Turbo , lançado no Brasil em 1994, quando o hatch já tinha dez anos de mercado. Segundo a Fiat, o Uno Turbo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. Além do desempenho, o design do compacto esportivo chamava muita atenção nas ruas das grandes cidades. O modelo que tinha Rubens Barrichello como garoto-propaganda foi um verdadeiro sucesso.

Reprodução

5- Uno Ciao por quase R$ 110 mil

Para se despedir de vez do hatch compacto a Fiat lançou a versão Ciao, com preço sugerido que parte de R$ 84.990. O carro vem itens exclusivos, como a pintura da carroceria, alguns adesivos, entre outros detalhes. Mas houve concessionária que resolveu se antecipar à época em que o modelo vai virar objeto de colecionador e cobrou R$ 109.990. O modelo é equipado com motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. O Fiat Uno saiu de linha por não atender às normas de emissões de poluentes e vapores do Proconve L7. Como as vendas eram baixas, e o Mobi está ali cumprindo o papel do Uno, não havia justificativa para fazer as modificações necessárias no hatch compacto.

Divulgação