Com R$ 114.990, vai de VW Saveiro Cross nova ou Amarok CD usada?

O segmento das picapes é imbatível quando o assunto é trabalho. Quando analisamos as Amarok CD S 4x4 2017/2018 com menos de 60 mil km nos classificados, e comparamos com a Saveiro Cross 0km, ambas pelo mesmo preço de quase R$ 115 mil, vemos diferenças marcantes. Mas qual deve ser escolhida? Levantamos os argumentos a seguir.

Conforto

De cara, podemos afirmar que a Saveiro é mais macia do que a Amarok, pelo simples fato da primeira ter estrutura de monobloco e a segunda ser montada sobre chassi com suspensão de feixe de molas. Apesar disso, a Saveiro traz 580 litros de espaço de caçamba e 2,75m de distância entre-eixos, versus 1200 litros e 3,1m da Amarok.

Divulgação/Volkswagen

Equipamentos e segurança

Enquanto a Saveiro traz até freios ABS com função "off-road", controle eletrônico de estabilidade (ESC) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), rodas de liga leve de 15", sensores de chuva e crepuscular, central multimídia com conectividade para smartphones, a Amarok vem com freios ABS off-road com controle de tração, auxílio de frenagem de pânico, bloqueio eletrônico do diferencial e auxílio em frenagem sob chuva (RBS), airbags frontais com desativação do lado do passageiro, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de velocidade de descida e assistente para partida em subidas, frenagem automática pós-colisão e dois pontos de fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.

Divulgação

Consumo e desempenho

A Amarok vem com motor 2.0 turbodiesel de 140 cv e 34,7 kgfm, com câmbio de seis marchas e tração nas quatro rodas. Com isso, vai aos 100 km/h em 12,7 segundos e tem capacidade de carga de 1047 kg. A Saveiro vem com motor 1.6 MSI de 120 cv e 16,8 kgfm, podendo ir aos 100 km/h em 10 segundos e levar 607 kg, com tração apenas na dianteira. Enquanto a Amarok faz 7,9 km/l e 8,7 km/l (cidade/estrada), a Saveiro faz até 10,4 km/l e 12,4 km/l (cidade/estrada), na gasolina.

Divulgação

IPVA

De acordo com a simulação de IPVA para o estado de SP, são cobrados R$ 1.880 para a VW Saveiro e R$ 2.040 para a Amarok

Divulgação

Conclusão

A VW está tentando manter o apelo da Saveiro até onde pode, com a adição de equipamentos e tudo mais. Porém, quando falamos de R$ 114.990, dentro do segmento das picapes, é difícil recusar um motor turbodiesel com tração 4x4 e a robustez da estrutura sobre chassi, encontrados na Amarok. Claro, que aqueles que pouco fazem uso “pesado” e/ou off-road, podem se beneficiar mais do conjunto da Saveiro. Entretanto, no âmbito geral, ficamos com a Amarok, inclusive pela menor depreciação que ela terá de 2022 em diante.

Divulgação