Confira dicas para se dar bem na prova prática de habilitação

Saiba o que é avaliado pelo examinador e o que pode ajudar ou atrapalhar seu teste de primeira habilitação de direção veicular


O exame prático para poder tirar a CNH é feito em duas etapas: baliza e percurso em via pública
Foto: Divulgação
O exame prático para poder tirar a CNH é feito em duas etapas: baliza e percurso em via pública

Chega a hora de fazer o exame prático de direção e dá aquele friozinho na barriga, normal quando a ansiedade e o medo de fracassar nos exames tomam conta, mas, antes, respire fundo e siga algumas dicas valiosas que vão te ajudar no exame prático de direção veicular.


A primeira delas pode parecer óbvia, mas que por conta do nervosismo, muitos acabam não prestando a devida atenção . Basta ficar atento às recomendações, que são exigidas pelos examinadores.

Você passará por pelo menos quatro cones alinhados , uma prancha ou elevação com entrada chanfrada, sonorizadores com réguas de largura, duas curvas sequenciais com raio de 90° e em formato de “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.

O exame é feito em duas etapas: baliza e percurso em via pública. A primeira consiste em estacionar em área demarcada por, pelo menos, seis balizadores removíveis . Para isso, cada aluno tem até três tentativas, que são contadas a cada deslocamento em marcha a ré.

Vale destacar que a área demarcada e o tempo permitido para a realização da manobra variam de acordo com cada grupo. Dessa forma, na categoria B, o limite é de 5 minutos, na C e D é de 6 min e na E de 9 min.

Foto: Divulgação
A área demarcada e o tempo permitido para a realização da manobra variam de acordo com cada grupo


Outro ponto importante é que o candidato é submetido a conversões e testes de parada em subida , com acionamento obrigatório de freio de estacionamento, e é avaliado quanto ao cumprimento de normas de circulação e conduta.


Por isso, cuidado com os pontos.Os erros são registrados no momento em que ocorrem. O critério é a pontuação negativa por falta cometida , sendo que o candidato que cometer uma falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapassar três será reprovado.

Para evitar que o nervosismo e a ansiedade tome conta, procure chegar cedo no dia da prova. O Detran.SP alerta comparecer com 15 minutos de antecedência ao horário agendado no protocolo de agendamento.

Um dia antes, lembre-se de não esquecer dos documentos necessários como o de identificação e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), impressa pelo CFC. Com trajes adequados, siga as orientações dos representantes e examinadores.