Inusitados e até engraçados, conheça 5 dos recalls históricos

O recall, ou chamamento é um serviço gratuito previsto nos termos da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que visa corrigir o defeito ocorrido durante o processo de produção, podendo evitar graves problemas no futuro. Contudo, há alguns deles que ficaram para a história, sejam eles engraçados ou polêmicos. Listamos 5 deles. Acompanhe!

1-) Chevrolet Camaro

No ano de 2013, a GM convocou 18.941 unidades do Chevrolet Camaro 2013/14 só por causa de um adesivo que podia descolar dos para-sóis. É que nele havia um aviso sobre o risco do airbag inflar-se, caso os usuários não seguirem as recomendações da marca.

Divulgação

2- BMW Série 5

Nos anos 90, a BMW convocou um recall do Série 5 com GPS, tudo porque os alemães se negavam a receber ordens de direção de uma mulher. Não deu outra, tiveram de colocar uma voz masculina no sistema de navegação.

Divulgação

2-) Toyota

Nos EUA, a Toyota reparou que os condensadores de ar-condicionado de seus carros atraíam aranhas, já que eram escuros e úmidos. Sob risco da teia bloquear o tubo de drenagem, a água escorrida no módulo do airbag e poderia inflá-lo de repente.

Divulgação

4-) Chevrolet Sonic

Um recall de 4.873 unidades do Chevrolet Sonic envolvendo o sistema de freios em 2011 só foi possível porque um cliente americano percebeu um ruído metálico. Motivo? Descobriu-se que ele veio sem pastilhas de freio.

Divulgação

5-) Honda Odyssey

Em 2013, a Honda convocou algumas minivans Odyssey 2014 a trocar a posição do emblema colado no lado direito para o original esquerdo. A alegação era de que isso poderia estar associada a uma suposta batida ou repintura.

Divulgação