Óleo 100% sintético: confira 5 vantagens da solução para o motor do carro

Uma das práticas mais comuns para a manutenção do veículo é a troca de óleo, geralmente realizada a cada ano ou 10 mil quilômetros, o que vier primeiro. É nessa hora que o motorista precisa se atentar entre os diferentes tipos de lubrificantes (mineral, semissintético ou sintético) – cada um com a sua faixa de preço e respectivo desempenho – qual é o melhor aliado para o motor do carro. Veja 5 dicas da Motul sobre as vantagens do óleo sintético

1- Padrão para carros modernos

De acordo com Rafael Recio, gerente Técnico da Motul Brasil, o óleo 100% sintético tem melhor desempenho, sendo reconhecido como o lubrificante mais nobre do mercado e a solução padrão para os carros modernos. “Por seguir um processo de produção bastante diferenciado, o produto apresenta as propriedades químicas e físicas mais avançadas para cumprir todas as funções dos motores mais modernos, que possuem cada vez mais tecnologias embarcadas e exigem muito do óleo”, afirma. O engenheiro aponta, ainda, que a maioria dos carros novos já sai de fábrica com o óleo sintético porque as próprias normas demandam cada vez mais do lubrificante, que precisa ser sintético para cumprir todas as exigências.

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2 -Alta proteção às peças do motor

Fundamental para o melhor funcionamento do motor, o lubrificante tem entre as suas funções reduzir o atrito entre as partes móveis para evitar seu desgaste prematuro e garantir a preservação do conjunto. “Por apresentar características mais avançadas, de forma a suportar mais as temperaturas e evaporar menos, o óleo sintético consegue manter as suas funções por mais tempo na comparação com os lubrificantes mineral e semissintético. É o melhor aliado para a proteção de todo o conjunto”, explica Recio.

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3- Na troca, melhora o desempenho

O engenheiro também aponta que fazer a transição de um óleo mineral ou semissintético – cujo uso, na maioria das vezes, se dá por critério de custo – para um 100% sintético, dentro das especificações, representa um upgrade de performance. “Na escolha do sintético, você está oferecendo um óleo superior para o motor do carro. Essa transição pode ser feita em quase todos os modelos – com exceção de alguns veículos clássicos – e por meio do uso de soluções pré-troca de óleo, como o Motul Engine Clean, para garantir o aproveitamento integral do desempenho do lubrificante”, diz.

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4 - Dura mais que o mineral

Conforme o especialista da Motul, o tempo entre as revisões é cada vez mais longo. Se antigamente a indicação era fazer a troca de óleo a cada seis meses ou cinco mil quilômetros, hoje o intervalo de manutenção, a depender do veículo, pode chegar a mais tempo ou 20 mil quilômetros rodados. Isso acontece por causa de diversos fatores, mas também pela capacidade dos lubrificantes 100% sintéticos conseguirem suportar as condições de funcionamento dos motores atuais. “Em outros países, o intervalo é até mais longo e só o óleo sintético consegue manter a preservação do motor até o prazo de revisão”, compara.

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5- É capaz de gerar menos emissões

Em razão das próprias exigências dos veículos modernos – afinal o carro movido a diesel de hoje é completamente diferente de um fabricado há 10 anos – o óleo sintético também passa por processo de produção diferenciado e apresenta características superiores, de forma a estar preparado para atender a essas especificações, como emitir menos poluentes.

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