Conheça 5 dicas para economizar combustível

O tão polêmico preço dos combustíveis no Brasil é um assunto que está sempre em alta, assim como os abusivos preços praticados no país. Sem perspectivas de baixa dos preços, só resta uma saída: economizar. Para isso, algumas práticas ao volante devem ser repensadas. Listamos 5 importantes dicas que podem te ajudar a economizar alguns trocados.

1-) Motor com rotação ideal

A rotação do motor adequada faz bem não só para a redução no consumo de combustível como para desgastes de pneus e na embreagem. Desse modo, evite dar arrancadas e ficar acelerando ou segurando o carro na embreagem nos semáforos. As trocas de marchas devem ser suaves e no momento certo.

Divulgação Detran.SP

2-) Pneus

Uma calibragem correta e periódica (no máximo a cada duas semanas) ajuda na diminuição do arrasto do veículo também proporciona economia de combustível (a cada 3 psi de pressão a menos, o aumento é de 2%). A dica é sempre consultar o manual do veículo e seguir a calibragem certa.

Fabrizio Gueratto

3-) Manutenções preventivas

Diversos pequenos problemas no carro prejudicam o consumo de combustível, já que diminuem a eficiência do motor. Por isso, é importante que você evite essa e outras dores de cabeça fazendo manutenções preventivas no carro seguindo sempre o prazo indicado pelo fabricante.

Divulgação

4-) Direção defensiva

Dirigir de maneira defensiva além de garantir a segurança de todos, essa prática pode te ajudar no menor desgaste do carro, aumento da vida útil das peças do automóvel e redução do consumo de combustível. Um exemplo é ao perceber que o semáforo está fechando, evite acelerar e vá freando aos poucos. Ao abrir, saia devagar e sem trancos.

Divulgação

5. Descer na banguela

O veículo deve estar sempre engrenado, pois gasta menos combustível do que em ponto morto. Isso ocorre por que, a marcha engatada e rotação acima de 1500 rpm, o sistema corta a injeção de combustível. Desta forma, este em ponto morto, gastará mais combustível que em freio motor, pois precisará injetar combustível para manter o motor em marcha lenta.

Divulgação