Conheça 5 passos para ter sucesso ao trocar de carro pela internet

De acordo com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em janeiro de 2022 houve uma queda de 26,1% na compra de veículos leves e pesados em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo o Governo Federal tendo anunciado uma redução de 18,5% no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) a fim de diminuir os preços dos carros e consequentemente reaquecer as vendas, é válido pesquisar muito. Desta maneira, confira 5 das principais etapas para ter sucesso em uma troca de carro 100% online. Confira abaixo:

1-) Defina o seu objetivo

Avalie as suas necessidades e o tipo de carro que atenda-as. Outro ponto importante é pensar no seu perfil. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um tipo compacto e econômico pode ser uma alternativa. Já para uma família com filhos pequenos, o modelo deve ser mais espaçoso e com mais acessórios de segurança.

Divulgação

2-) Pesquise!

Uma dica para otimizar o tempo nas pesquisas sem pecar na assertividade do processo é ir em busca de marketplaces do setor automotivo. Estas plataformas costumam reunir milhares de anúncios em um único local, que já foram até mesmo filtrados para evitar a ocorrência de golpes, aumentando a segurança no momento da troca.

Divulgação

3-) Priorize um ambiente seguro

Em um ambiente digital, a sugestão é consultar aplicativos, pois além de reunir uma grande variedade de modelos em um único local, essas plataformas também usam a tecnologia a favor do consumidor, sendo possível identificar melhores formas de pagamento e os serviços necessários, além de detectar falsos anúncios.

Divulgação

4-) Investigue

É preciso muito cuidado com golpes virtuais e, infelizmente, não há um órgão que possa checar a procedência do local da troca. Por isso, peça o CNPJ ao vendedor para checar a existência no site da Receita Federal ou SERASA. Outra dica são sites como o Reclame Aqui que ajuda a ver a idoneidade da empresa. Por fim, consulte a placa do veículo no Detran.

Reprodução

5-) Valorize o seu automóvel

Para garantir uma boa troca e não ter o carro usado desvalorizado, é necessário estar em dia com todas as revisões e manutenções preventivas. A aparência e interior do veículo precisa estar em ordem com o objetivo de alcançar a melhor avaliação possível. Por isso, é fundamental que o carro esteja limpo, sem riscos e amassados, além de pneus novos.

Divulgação