Atente para 5 cuidados antes de pilotar com a moto na chuva

A motocicleta por si só já é mais vulnerável a ocorrer acidentes, agora imagine em piso molhado. Por isso, para ajudar o motociclista a chegar ao seu destino com mais segurança, listamos algumas recomendações importantes.

1-) Mantenha em dia a revisão da moto

Como o motor fica exposto e sujeito às intempéries, veja a vedação contra a umidade de seus componentes para evitar falhas e quebras. No sistema de ignição, é importante avaliar a vedação dos terminais supressivos (cachimbos de vela), assim como pneus, freio, iluminação, suspensão e transmissão.

Divulgação

2-) Utilize acessórios que protegem da chuva

Luvas e capa de chuva específica para moto também são de vital importância para garantir a segurança do motociclista. Capacete com sistema de ventilação, para evitar o embaçamento durante a chuva, e botas com um solado mais aderente e impermeável também não pode faltar.

Divulgação

3-) Aguarde a chuva “lavar” o asfalto antes de sair com a moto

Se não for possível evitar a pilotagem na chuva, a recomendação é que o motociclista aguarde uns 15 minutos antes de sair para que a chuva “lave” o asfalto, retirando a primeira camada de impurezas, que é bastante escorregadia. Depois desse período, o asfalto está mais limpo e a aderência aumenta, o que diminui os riscos de acidentes.

Divulgação

4-) Tenha cuidados redobrados durante a pilotagem

Reduzir a velocidade da motocicleta e usar sempre o farol baixo, prática que já é obrigatória para o motociclista, mesmo durante o dia, para melhorar a sua visibilidade é outra recomendação indispensável. Acelerações e frenagens bruscas também devem ser evitadas, em razão do risco de quedas em pisos molhados.

Divulgação

5-) Evite regiões com lama ou tráfego de pesados

Outra recomendação é evitar ao máximo regiões com lama porque nesse tipo de terreno há risco maior de queda por causa do baixo atrito com o solo. Vias e pistas onde trafegam ônibus e caminhões que costumam ter vazamentos pelo chão molhados é um perigo. Por isso, evite esses caminhos se for possível.

Divulgação