Veja os carros populares que menos valorizaram com a alta dos preços

Os carros populares não estão entre os carros que mais se valorizaram, segundo levantamento da Mobiauto. Enquanto o mercado nacional de carros seminovos registrou média de 23,5% de valorização, os modelos equipados com motores 1.0 anotaram índices abaixo desse percentual. A única exceção foi o Fiat Argo, com 26,96% de reajuste durante o ano de 2021 (janeiro a dezembro). Veja os que menos valorizaram a seguir.

1º — Chevrolet Onix Plus: Valorização de 0,03%

Em 2021, saía por R$ 71.990 e, hoje, custa R$ 72.013. O Onix é um carro que serviu para todas as propostas quando falamos de GM. Com motor 1.0 de 82 cv de potência e câmbio manual de seis marchas, sedã da Chevrolet pode marcar 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o número sobe para 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Todos os dados segundo o inmetro.

Divulgação

2º — VW Gol: Valorização de 5,15%

Em 2021, saía por R$ 53.105 e, hoje, custa R$ 55.839. O Gol entrega 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Segundo o Inmetro, o consumo no etanol é de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, os números vão para 12,9 km/l e 14,3 km/l. Até o fim do ano, a VW dará uma posição sobre o fim de sua produção para ser substituído pelo Polo Track.

Divulgação

3º — Ford Ka: Valorização de 7,83%

Em 2021, saía por R$ 53.615 e, hoje, custa R$ 57.814. O Ford Ka equipado com o 1.0 TiVCT flex consegue ser ligeiramente mais econômico do que sua versão sedã e, curiosamente, na versão SE, apesar de usar o mesmo motor e câmbio manual de cinco marchas que as demais configurações 1.0. É capaz de fazer 9,2 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário quando abastecido com etanol, ou 13,5 km/l e 15,7 km/l com gasolina. Todos os dados segundo o inmetro.

Roberto Assunção

4º — Renault Sandero: Valorização de 9,19%

Em 2021, saía por R$ 52.473 e, hoje, custa R$ 57.295. O que não dá para negar é que o carro continua sendo um dos mais econômicos e espaçosos do segmento. De acordo com o Inmetro, o Sandero 1.0 faz 9,5 km/l de etanol na cidade, o que dá uma autonomia de 475 quilômetros. Se trocar para gasolina, são nada menos que 14,2 km/l e 710 km para andar o tanque de 50 litros ser esgotado.

Divulgação

5º — Hyundai HB20S: Valorização de 9,72%

Em 2021, saía por R$ 62.900 e, hoje, custa R$ 69.014. Essa versão 1.0 aspirada é econômica, fazendo 13,7 km/l de gasolina na cidade e 15,7 km/l na estrada, bem como 9,6 km/l e 11,1 km/l no etanol, respectivamente, de acordo com o Inmetro. São 80 cv e bons 10,2 kgfm para empurrar apenas 1015 kg. Da lista, se destaca entre os mais econômicos.

Divulgação