Conheça 5 carros elétricos que já tiveram seus dias de glória

O que hoje quando se fala em carros elétricos a primeira imagem que vem à cabeça é a Tesla de Elon Musk, no passado, a realidade era outra e o início da história do automóveis pode se confundir com o do início da era da mobilidade elétrica. Até a brasileira Gurgel arriscou muito tempo dpois com o seu representante, o Itaipu E-400 de 1981. Conheça um breve resumo de alguns dos mais emblemáticos exemplares que fizeram fama no passado.

1-) Baker Suburban Runabout 1904

A Baker Motor Vehicle Company foi uma fabricante americana de automóveis elétricos da Era Brass em Cleveland , Ohio, de 1899 a 1914. Da produção inicial em série, surgiram em 1904 os primeiros Baker elétricos. Tinham dois lugares com armações de madeira blindadas, motores elétricos 0,75 cavalos de potência (0,56 kW) localizados centralmente e baterias de 12 células.

Reprodução

2-) Gurgel Itaipu E-400 1981

Com motor de 11 cv, o Gurgel Itaipu E-400 (1981 e 1982), foi o primeiro elétrico feito em série no Brasil. Era a aposta para o futuro da sustentabilidade e foi usado principalmente nas frotas de empresas estatais. Com motor elétrico de só 13,6 cv e câmbio de quatro marchas (VW) permitia ao utilitário chegar nos 80 km/l de máxima. Durou só até 1988.

Reprodução

3-) Milburn Light Electric 1914

Fundada em 1848, a Ohio Electric Car Company fez carruagens por anos e, em 1914, iniciou sua própria produção de carros elétricos da marca Milburn, com o modelo Light Electric de 1915. Com câmbio de quatro velocidades à frente e duas velocidades à ré e autonomia de 80 km com uma carga e podia atingir uma velocidade de até 30 km/h dependendo da versão.

Reprodução

4-) Detroit Electric 1907

Feito pela Anderson Electric Car Company, o Detroit Electric de 1907 era alimentado por uma bateria recarregável de chumbo-ácido, começou em 1907 e sua autonomia chegou a incríveis 340,1 km com uma única carga. A velocidade máxima era de apenas 32 km/h, mas isso foi considerado adequado para dirigir dentro dos limites da cidade na época.

Reprodução

5-) Fritchle Electric Automobile 100-Mile 1904

O Fritchle Electric Automobile 100-Mile foi um carro totalmente elétrico projetado em Denver e estreou em 1904, fruto do cérebro do engenheiro automotivo Oliver Parker Fritchle. Em 1908, Fritchle demonstrou notoriamente as capacidades de seu veículo dirigindo-o cerca de 2.896 km de Lincoln, Nebraska, para Nova York.

Reprodução