Conheça 5 erros mais comuns que estragam a bateria do seu carro

A bateria de 12 volts é a principal causa de avarias nos carros no inverno. Isso ocorre porque as baixas temperaturas afetam seu desempenho e também tornam o motor mais difícil de pegar, aumentando a carga. No entanto, algumas práticas errôneas de motoristas também podem contribuir para descarregar em instantes. Listamos alguns erros mais comuns que você deve evitar, especialmente em época como temperaturas mais amenas, como no inverno.

1-) Pouco uso do carro em dias mais gelados

O óleo no motor e na transmissão, por exemplo, fica mais espesso dificultando o movimento dos componentes internos móveis e, com isso, exige mais da bateria que precisa trabalhar mais no inverno para dar partida no motor. Outra dificuldade encontrada é com relação à potência que diminui, e com isso exigindo mais do motor. Essa combinação geralmente faz com que o motor não dê partida e uma bateria descarregada quando você mais precisar. Se você quiser evitar matar sua fonte de 12 volts no inverno, evite esses erros comuns.

Divulgação

2-) Dirigir constantemente em distâncias curtas

Viagens curtas são prejudiciais ao carro, e a bateria é a mais afetada. Depois de trabalhar duro para dar partida no motor, ele precisa de tempo para recarregar, mas muitas pessoas dirigem o carro apenas por um curto período de tempo, não o suficiente para reabastecer. Se quiser evitar uma bateria descarregada, deve carregá-la regularmente com um carregador portátil, vendido em supermercados e lojas especializadas.

Divulgação

3-) Esquecer de desligar os acessórios

O erro mais clássico é esquecer as luzes acesas. Alguns veículos desligam suas luzes automaticamente, mas a maioria deles também mantém a fonte de alimentação nos plugues de 12 volts, para que consumidores externos possam esgotar a bateria. Preste atenção às câmeras dashcam e outros acessórios que consomem energia mesmo quando o motor não está funcionando.

Reprodução/Funtasticko

4-) Não fazer manutenções preventivas no veículo

Não fazer as manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo é um erro que muitos motoristas cometem. Esse reparo é a forma mais econômica de preservar o automóvel e, também, o sistema eletrônico que não terá uma pane elétrica ou problemas com o motor de arranque.

Divulgação

5-) Muitos acessórios eletrônicos

Sair equipando o carro com todos os tipos de acessórios eletrônicos, que não são originais do veículo, pode afetar o sistema elétrico e, também, a vida útil da bateria. Para não ter erro, ao decidir por um equipamento, é válido sempre consultar um especialista como um eletricista especializado.

Divulgação