Conheça 5 conceitos adotados nos veículos que foram copiados por outros

Tradição de algumas montadoras, outras não hesitaram em copiar... Confira 5 ideias que foram 'plagiadas' por outras marcas de automóveis.

1-) Câmbio na coluna dos Mercedes

O câmbio na haste é tipicamente americano, mas nos alemães couberam alguns carros da Mercedes copiar o sistema, subindo a alavanca da transmissão automática para o lado direito da coluna de direção.

Reprodução

2-) Partida do lado esquerdo dos Porsche

A Porsche mantém até hoje a ignição à esquerda em seus modelos, tradição dos carros que corriam em Le Mans (França), mas só copiado mais de meio século depois pela Mitsubishi (L200 2017) e Citroën (C4 Lounge 2013).

Reprodução

3-) Antena Shark da BMW

Vinda dos BMW, a antena Shark tinha o propósito de melhorar a recepção (especialmente do GPS) sem comprometer a estética. A moda vingou e a GM copiou no Vectra e a Hyundai no Creta em suas versões mais caras.

Divulgação

4-) Grade dos Aston Martin

A grade em trapézio invertido é uma marca registrada dos Aston Martin, mas foi parar nos carros da Ford através do conceito Evos Concept exibido durante o Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2011.

Reprodução

5-) Primeiros carros flex vieram da GM

No Brasil, o carro flex (VW Gol) surgiu em 2003, mas os primeiros motores bicombustíveis vieram dos EUA pela General Motors (GM) devido à crise do petróleo de 1973 e que hoje usam o E85 (85% de etanol e 15% de gasolina).

Reprodução