Smart #1 é lançado como maior modelo já feito pela marca

SUV elétrico marca nova fase da montadora alemã como joint venture

Smart #1 inaugura nova fase da marca e será vendido em três versões num primeiro momento
Foto: Divulgação
Smart #1 inaugura nova fase da marca e será vendido em três versões num primeiro momento

Na última semana a Smart revelou ao mundo o smart #1 (hashtag um), o modelo é o primeiro fruto da nova fase da marca, reestruturada agora como uma joint venture entre Mercedes-Benz e a chinesa Geely. Segundo a marca, é o início de uma família completa de modelos elétricos.

Equipado com um motor elétrico posicionado sobre o eixo traseiro, capaz de entregar 272 cv e 35kgfm de torque máximo, levando os 1820 kg de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos. A Smart divulgou que durante os testes o #1 conseguiu 440km de autonomia com uma carga e pode carregar as baterias de 10% aos 80% em 30 minutos em carregadores de corrente contínua, e cerca de 3 horas em tomadas comuns.

Com 4,27m de comprimento, e 2,75 de entre eixos, o novo smart terá dimensões parecias com o Mini Cooper Countryman e aposta em um visual descolado, dando um ar de modernidade para o modelo, mas a coluna traseira mais retilínea faz lembrar os antigos modelos da marca.

Apesar de já ser o Smart com maior capacidade de carga da história, o porta-malas do #1 pode variar entre 273 e 411 litros. Essa variação ocorre por conta dos bancos traseiros que podem se deslocar por até 13 cm, dando modularidade e adaptação às necessidades dos ocupantes do veículo. Além disso, ainda há um pequeno bagageiro na dianteira, de apenas 15 litros, onde ficarão armazenados os cabos para carregamento.

Ao entrar no #1 o condutor que estiver acostumado com os modelos mais recentes da Mercedes-Benz estará em casa, o interior é fortemente inspirado nos modelos atuais da antiga dona da Smart.

A tela de 12.3 polegadas comanda o sistema de infotenimento do veículo, que possui comandos sensíveis ao toque, e é auxiliada por uma tela menor, posicionada de frente para o motorista, com informações essenciais à condução.

Além disso, o veículo ainda possuirá um assistente baseado em Inteligência artificial controlado por voz. Por meio do Smart ID , o condutor terá acesso a todas as informações do veículo, inclusive a central eletrônica do veículo poderá ser atualizada pela própria smart sem que o carro seja conduzido à concessionária.

Haverá três versões do Smart#1 : Pure, Pro e Premium, além de uma série limitada a mil unidades na Europa, chamada de Edition 1 , que celebrará o lançamento do modelo. A marca divulgou que o veículo poderá começar a ser encomendado a partir de setembro, mas as entregas somente acontecerão em no início de 2023.