Vai viajar? Veja alguns hábitos que podem adiar a chegada ao destino

Na preparação de uma viagem de automóvel deve constar uma revisão detalhada, uma boa noite de sono e um planejamento assertivo (mapas, telefones úteis, percurso, paradas e distância). Todavia, nada adianta se antecipar com as tarefas que antecedem a saída se alguns hábitos ao volante forem mantidos. São detalhes, mas alguns podem acabar com o passeio. A maior parte deles se tornaram usuais por conta de ideias de outras gerações.

1-) Acelerar antes de desligar o motor

Isso resulta num maior acúmulo de combustível dentro do cilindro, que não queima por completo. O excesso da gasolina contamina o óleo e prejudica o sistema como um todo. Acelerar o carro antes de desligar vem da época dos motores dois tempos, onde havia a mistura do combustível com o lubrificante. Nesses carros, servia para diminuir a presença do combustível e do óleo no cilindro, diminuindo assim o atrito para o próximo funcionamento.

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2-) Descer na banguela

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), classifica o ato de "[rodar] desligado ou desengrenado em declive" como infração média. A ideia de economizar aproveitando o embalo nas descidas nasceu com os carros alimentados por carburador. Com o motor desengatado, a rotação entrava em giro mínimo e o consumo diminuía. Porém, na era da injeção eletrônica, criada para otimizar o uso do combustível, tal hábito não faz sentido, além de sobrecarregar o sistema de freio.

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3-) Apoiar a mão na alavanca do câmbio

Apoiar a mão em cima da alavanca de câmbio também é uma maneira de condução prejudicial, pois com o peso, todo o esforço extra, é possível que o trambulador, bem como os coxins se desgastem mais rápido. Sem esses itens responsáveis pelo ajuste fino na hora das trocas é possível que o motorista fique na estrada sem a possibilidade de selecionar as velocidades do motor.

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4-) Pé no pedal da embreagem

Outro ponto importante para destacar e que é muito comum entre alguns motoristas, vem do costume de dirigir com o pé encostado na embreagem, essa prática aumenta o desgaste do disco, diminuindo a vida útil da peça. Portanto, a dica é, mantenha o pé totalmente fora do pedal após a troca da marcha. Alguns carros têm até o suporte para você apoiar fora do pedal.

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5-) Estacionar com o pneu no meio-fio

Com relação aos pneus, além da calibragem frequente e da manutenção corretiva (alinhamento e balanceamento), o técnico chama a atenção para alguns hábitos inadequados, que podem ser evitados. Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio, hábito muito comum e que pode ser mais maléfico ainda se a avaria chegar a ser tão grande ao ponto de ela se transformar em uma bolha na parte lateral do pneu.

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