Podcast de hoje mostra 10 carros bastante aguardados para 2022

Se você pensa em comprar um carro zero km em 2022, talvez se interesse pelas novidades que virão ao Brasil em breve

Pulse Abarth marcará o retorno da divisão de esportivos ao Brasil, com toda uma preparação da rede
Foto: Divulgação
Pulse Abarth marcará o retorno da divisão de esportivos ao Brasil, com toda uma preparação da rede

Para quem gosta de carros, os lançamentos do mercado automotivo são bastante desejados, ainda mais quando a troca de carro está entre os planos para 2022. O iG Carros separou algumas novidades de destaque para aguardarmos e, assim, podermos acompanhá-las mais de perto. Veja a seguir, no nosso podcast de hoje, dez novidades.

O primeiro é o Pulse Abarth , que deverá ter o 1.3 turbo de 185 cv da Stellantis, ou com ainda mais potência, podendo ganhar ainda mais potência com alguma preparação específica para o modelo Abarth. Suspensão, direção e freios também deverão ser recalibrados. Vale ressaltar que o modelo será o primeiro SUV da divisão e o primeiro a ser produzido no Brasil.

Além dele, a Honda acaba de confirmar detalhes do novo HR-V . O SUV irá estrear um novo pacote de tecnologias que foca na segurança, economia de combustível e conectividade. Será lançado no Brasil em quatro versões: duas com o motor 1.5 DI DOHC i-VTEC, já aplicado no City, e duas com a nova geração do motor 1.5 turboflex, desenvolvido para o mercado brasileiro.

Quando migramos para o seguinte, com produção já iniciada em Porto Real (RJ), o novo C3 será um dos destaques entre os compactos. Virá com central multimídia com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e diversos porta-objetos espalhados pela cabine. Quanto aos motores, a expectativa é do uso do 1.6 flex que a marca manteve em linha e o 1.0 Firefly, de três cilindros da Stellantis.

O próximo é um SUV, o Chevrolet Equinox . Veremos como principal novidade o sistema multimídia renovado, com a chegada dos aplicativos Spotify e Alexa ao multimídia MyLink do veículo. No Equinox renovado, será possível acessar o conteúdo e os recursos dos aplicativos Spotify e da Alexa diretamente do multimídia MyLink, sem a obrigatoriedade do pareamento do sistema com um aparelho externo para fornecer sinal de internet.

Você já viu um Corolla hatch, com mais de 300 cv e tração nas quatro rodas? O Corolla GR está confirmado para este ano, para a alegria dos amantes da velocidade. Virá com um grande aerofólio na traseira, para-lamas alargados, câmbio manual e mais de 300 cv sob o capô. Tem mais, a tração do Toyota Corolla GR é integral e funciona de acordo com as condições de aderência do piso. Além disso, terá capô e portas de alumínio.

Para eletrizar o mercado popular, o Renault Kwid elétrico virá com foco na autonomia. Poderá percorrer até 321 km sem precisar de recarga, de acordo com a marca. Bom também que o nível de potência do motor do Kwid elétrico ficará mais próximo dos 70 cv. Em uma tomada doméstica, são necessárias longas 14h para ter as baterias a 100%. Nos carregadores rápidos, chega-se a 80% da carga em uma hora.

Lembra do Fiat Fastback conceitual no Salão do Automóvel de 2018? Quatro anos depois e ele começará a ocupar algumas vagas nas garagens do Brasil. O SUV da Toro deverá contar com motor 1.0 turboflex da família GSE, com 120 cv 17 kgfm, e com o 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm. O Fastback deverá ter câmbio automático em todos os pacotes.

Depois dele, a participação da Kia deverá ganhar bastante corpo no Brasil. O EV6 será o primeiro modelo da marca 100% elétrico e, de acordo com a fabricante, o carro é capaz de rodar até 500 km sem precisar de recarga, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos na versão GT, e com sistema de 800 volts, sai de 10% para 80% de carga em meros 18 minutos. Na versão mais simples, terá 168 cv e 35,7 kgfm.

Um que faz tempo que esperamos vir ao Brasil, e as chances de vermos por aqui estão cada vez menores (ainda que a sua confirmação para 2022 esteja mantida) é o Ford Mustang Mach-E . Uma vez no Brasil, veremos sua enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. Com oferta de duas baterias, a menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.

Faz um tempo que o segmento dos sedãs médios no Brasil não recebe uma novidade tão grande ao ponto de aquecer o segmento. Além da confirmação do retorno do Civic ao Brasil em meados do segundo semestre de 2022, teremos também o novo Jetta . O modelo vai incorporar as últimas tecnologias, conectividade e visual dos lançamentos mais recentes.