Encontro de clássicos acaba com emoção e prêmios aos antigomobilistas

Evento em Águas de Lindóia (SP) retorna após um hiato de dois anos por conta da Covid-19 e teve mais de 800 carros expostos


Ford2 Cord 810 de 1936, de Fernando Leibele, foi um dos premiados como 'Best in Show National 2022'
Foto: Divulgação
Ford2 Cord 810 de 1936, de Fernando Leibele, foi um dos premiados como 'Best in Show National 2022'

Considerado o maior encontro de veículos antigos do Brasil, a emoção deu o tom no retorno da sétima edição do EBAA (Encontro Brasileiro de Autos Antigos) que aconteceu em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo.


Após um hiato de dois anos, a sétima edição, ocorrida entre os dias 21 e 24 de abril reuniu mais de 400 mil pessoas durante todos os dias e mais de 800 veículos expostos no jardim da Praça Adhemar de Barros, puderam disputar a premiação.

Entre os diversos modelos disputando o prêmio de destaque, havia várias raridades de clássicos , originais, restaurados, hot rods , streets e gigantes caminhões antigos, entre outras preciosidades.


Dessa maneira, a noite foi marcada por muita emoção com uma série de homenagens a personalidades do mundo do antigomobilismo , desfile dos veículos e um jantar de confraternização.

Um dos homenageados, o colecionador Dante Forestieri, com mais de 40 anos dedicados ao carro antigo, chegou em um Dodge Brother 1929 e recebeu um troféu pelos anos dedicado ao antigomobilismo.

Os premiados foram anunciados um a um, entrando em uma espécie de passarela com tapete vermelho , onde as estrelas foram as máquinas. No vídeo abaixo, aparece um dos modelos mais curiosos do evento, o carro anfíbio Schwimmwagen.


“Cada ano é uma emoção diferente e estar com os amigos aqui nessa noite, poder premiar esses carros e abraçar as pessoas é indescritível, toda a família EBAA está muito feliz e já pensando na próxima edição em 2023 ”, comentou Junior Abonante, um dos organizadores do encontro.

O clube destaque da sétima edição do EBAA foi o Alfa Romeu Clube . Na categoria Galaxie Clube , o vencedor foi João Caetano de Melo com um Galaxie 500 -- 1970 . Na categoria distância percorrida o troféu foi para Norman Santos que veio de Vitória (ES) em seu Ford 1932, percorrendo entre ida e volta, mais de 2 mil quilômetros.

Na Batalha dos Construtores quem levou a melhor foi a equipe Ogros Garage com o projeto Ford F1 1951 . Entre os veículos da categoria Tributo, destaque para o Fusca Telesp, de Odil Porto, que arrancou muitos aplausos, principalmente dos mais nostálgicos.

No “Best in Show Nacional 2022” , o vencedor foi Léo Steinbruch com um Alfa Romeu Furia, nas categorias “Best in Show”, pré-guerra e pós-guerra, os vencedores foram um Ford Cord 810 de 1936 de Fernando Leibele e um Plymountth Superbird 1970 de Juliano Gonçalves.