Veja 10 carros populares feitos em países comunistas

No mundo eles não são tão populares e tampouco bem sucedidos. Mas em seus países de regime socialista já tiveram os seus dias de glória. Listamos 10 modelos de automóveis pra lá de diferentes e nascidos em solo comunista; confira a seguir

1-) ZAZ Zaporozhets

O sedã Zaporozhets de 1960 pertence à ucraniana ZAZ. Sua base era idêntica ao do Fiat 600, mas na usina de força cada um tinha o seu: o primeiro era à água e o outro a ar, um V4 de 746 cm³ (23 cv) e 1,2 litro (40 cv) que durou 34 anos ininterruptos.

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2-) Trabant

De 1957, o Trabant tornou-se símbolo da queda do muro de Berlim e também se rendeu ao ar em seus “blocos”, um deles de 500 cm³, dois tempos e 18 cv. Durou 34 anos até a VEB Sachsenring adotar propulsores mais modernos a água através de um acordo com a VW.

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3-) UAZ-469

O russo UAZ-469 surgiu em 1971 e é considerado o Jeep Willys dos soviéticos. Sobreviveu à queda do Muro de Berlim em 1989, ao fim da União Soviética, em 1991 e sem grandes alterações do projeto original, só mudou de nome (Hunter) e é oferecido com motores a gasolina e diesel.

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4-) Lada Niva

O Lada Niva é feito desde 1977 pela AvtoVAZ sem mudanças significativas. Pudera... Sempre foi o xodó dos russos e um autêntico 4x4 com versões hatch de três portas, wagon de cinco portas, picape de duas ou quatro portas e van, e aqui tem até a sua legião de fãs, sobretudo em ralis.

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5-) Moskvitch 412

Feito pelo fabricante soviético / russo MZMA / AZLK em Moscou de 1967 a 1975, e pela IZh em Izhevsk de 1967 a 1982 (também conhecido como IZh -412 ), o sedã compacto teve inspiração nos modelos da BMW e equipado com motor 1.5 l de 4 cilindros e 75 cv na versão mais simples.

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6-) Tatra 11

A Tatra apostou em 1923 no modelo 11, concebido como carro de entrada da fabricante tcheca. Dotado de um flat-2 de 1,1 litro a ar, foi o primeiro carro a usar chassi backbone, ou espinha dorsal, usada até hoje nos caminhões da marca.

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7-) GAZ 69

O veículo off-road com tração nas quatro rodas produzido pela GAZ entre 1953 e 1956 e depois pela UAZ , em 1956–1972 foi um dos utilitários mais reconhecidos da Europa de Leste, tendo sido exportado para 56 países. Tinha motor de 2.1, tração integral e o exigente estilo soviético.

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8-) Skoda 110 R

Ele tinha motor e tração traseiros e foi feito pela tchecoslovaca AZNP em Kvasiny , entre 1970 e 1980. O motor de quatro cilindros de 1,1 litro de 52 cv com uma caixa manual de quatro marchas, permitia chegar a velocidade final de 145 km/h e ir até 100 km/h em 18,5 segundos.

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9-) Dacia 1300

O sedã popular foi construído durante a Guerra Fria pela montadora romena Dacia de 1969 a 2004. Com base no Renault 12, o 1300 recebia motor 1.3 l de quatro cilindros que permitia uma velocidade máxima de 138 km/h e teve variantes coupé, station wagon, pick-up, entre outras.

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10-) Oltcit

A Oltcit firmou-se como uma joint venture entre o governo romeno (64%) e a Citroën (36%) e seus principais carros foram os hatchbacks Oltcit Club e Citroën Axel , montados em Craiova, Romênia. Com motores de 2 ou 4 cilindros opostos, foi vendido na Europa Ocidental como Citroën Axel.

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