Conheça 10 minicarros já produzidos pelo mundo

Simpáticos, irreverentes e minúsculos, esses veículos ganharam notoriedade sem atingir a sua 'maioridade'. Já diz o velho ditado: "Menos é mais". Pelo menos para algumas fabricantes ,estes microcarros precisam apenas transportar um ou dois passageiros e, quando muito, uma valise. Vamos a 10 exemplos

1-) Motomachine

Projeto de João Gurgel, o carro para duas pessoas contava com 2,85 m de comprimento usava motor Enertron de 0,8 litro e chassi tubular de aço e carroceria plástica e curiosas portas de acrílico que davam ver o chão, causando a sensação de liberdade de uma moto.

Divulgação

2-) Tango

O Tango da americana Commuter Cars tem 2,56 m e apenas 99 cm de largura, e é equipado com dois motores elétricos que o empurra de 0 a 96 km/h em 3,2 s com velocidade final de 240 km/h! Com essa velocidade e tamanho, será que deve ser bom de gingado nas curvas?

Divulgação

3-) Romi-Isetta

O Isetta, fabricado pelas Indústrias Romi S.A. (1956 e 1961) estreou no mercado focando-se nas campanhas publicitárias a sua diversidade de uso. Com apenas 2,28 m de comprimento, a maior entrada foi a interessante porta frontal que erguia o volante articulado.

Divulgação

4-) G-WIZ

Com 2,60 m de comprimento, o elétrico 2+2 da indiana REVA tem motor de 17 cv alimentado por 8 baterias de chumbo ácido cuja recarga completa leva 8 horas. Para garantir mais impulso, há um recurso que aumenta em 40% o torque que garante velocidade superior a 80 km/h.

Reprodução

5-) Kandi Coco

Parecido com o Smart ForTwo, o chinês da Kandi teve duas versões: gasolina e elétrica que chegou a ser vendida em Oklahoma (EUA) por apenas 865 dólares devido ao incentivo fiscal local. Com apenas 2,77 m, o modelo para duas pessoas tinha autonomia para 80 km.

Reprodução

6-) Lumeneo Smera

Ideal para o trânsito, lembra uma moto e roda 100 km com uma pequena carga de 7 kW. Comporta uma pessoa, apesar de duas portas, uma de cada lado e, embora pequeno, (2,50 m e 96 cm), traz interior com sistema de som, tela de cristal líquido e revestimento de couro.

Reprodução

7-) Smart Fortwo

Feito desde 1998 pela Smart, e importado para o Brasil em 2009, ele conta com estrutura de aço e carroceria em plástico, e na segurança, quatro airbags, ABS e ESP, itens que levou ao carrinho de 2,50 m ganhar quatro estrelas no crash-test EuroNCAP.

Divulgação

8-) Renault Twizy

Apresentado em 2009 no Salão de Frankfurt, o elétrico ganhou produção em 2012. Dois anos depois, como projeto de melhorar a mobilidade urbana, a prefeitura de Curitiba (PR) recebeu duas unidades do compacto de 2,37 m que foram destinados à Guarda Municipal.

Divulgação

9-) Think City

O 2+2 da norueguesa Think de 2008 é equipado com motor elétrico de 34 kW de 46 cv e podia ser estacionado em qualquer vaga, graças aos 3,14 m. O sucesso também se espalhou por outros países da Europa e EUA que almejavam um carro econômico e prático no dia a dia

Reprodução

10-) Daihatsu Copen

De dimensões compactas (3,39 metros), o roadster possui capota rígida de alumínio e fez muito sucesso no Japão na categoria dos Kei Car vendendo no primeiro ano 20.000 unidades. Utilizava motores a gasolina de 660 cc e até 1,3 litro de acordo com o mercado.

Reprodução