Qual é melhor? O novo Peugeot 208 Style 1.0, ou um 208 1.6 AT 20/21?

Desde o fim do Peugeot 206 1.0, em 2004, a marca não ofereceu um modelo voltado a competir no segmento dos populares. Isso mudou com a chegada dos novos 208 Like e Style. Esta última versão teve inspiração na versão de topo Griffe para a composição do seu pacote de equipamentos. Mas será que supera um modelo 1.6 automático, ainda com cheiro de novo? Vemos que, pelo mesmo preço, a versão mais encontrada nos classificados é a Active Pack. Vamos ver os argumentos a seguir.

Equipamentos

Ambos os 208 vem com central multimídia com conectividade para celulares via Android Auto e Apple Car Play, bem como assinatura ‘dente de sabre’ no pára-choque dianteiro. Além disso, trazem carregador por indução, teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 16 polegadas pintadas de cinza grafite, pintura preta brilhante no aerofólio traseiro e nas carcaças dos retrovisores. O 1.6, por sua vez, adiciona o câmbio automático.

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Segurança

Ambos trazem airbags frontais e laterais, Isofix, cinto de três pontos para todos os ocupantes, freios ABS, controles de tração e de estabilidade.

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Espaço e conforto

Ambos os carros apresentam as mesmas dimensões e capacidades para o interior. Tem 265 litros de porta-malas , com 4,06 metros de comprimento, 1,74 metros de largura, 1,45 metros de altura e 2,54 metros de entre eixos.

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Economia de combustível

Na bateria de testes de homologação do Inmetro, o 1.0 apresentou consumo de 10,4 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina) na cidade, bem como 14,7 km/l (etanol) e 16,3 km/l (gasolina) na estrada. Para o 1.6, os números mudam para 7,5 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina) na cidade, bem como 9 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na estrada.

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Desempenho

O modelo zero km gera 71 cv e 10 kgfm a 2.000 rpm (gasolina), ou 75 cv e 10,7 kgfm a 2000 rpm (etanol), com seu motor 1.0 de três cilindros. Com isso, acelera até 100 km/h em 13,4 segundos. O 1.6 gera 118 cv (etanol) e 115 cv (gasolina, com 15,5 kgfm a 4000 rpm. Assim, chega até 100 km/h em 12 segundos.

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IPVA

O Peugeot 1.0 0 km tem cobrança de IPVA de R$ 3.200, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para o 1.6, o preço sobe para R$ 3.521.

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Seguro

A média para as cotações do Peugeot zero km é de R$ 3.360. Para o quase zero, com motor 1.6, o valor sobe para R$ 3.961.

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Conclusão

A disputa é bem acirrada, na nossa opinião. É bem difícil bater o motor 1.0 em economia de combustível e custos relativos a IPVA e seguro. Além disso, dessa vez, vemos um carro popular equipado como um modelo de topo. Do lado do 208 1.6 seminovo o que conta a favor é o conforto do câmbio automático é um pouco mais de agilidade. Pelo menos até conseguirem segurar os preços sugeridos do 208 novo, com motor 1.0, é ele que vale mais a pena hoje em dia.

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