Chevrolet Tracker LT 0 km ou Equinox LT seminovo, pelo mesmo preço?

O preço é o mesmo. Qual escolher? Um SUV compacto 0 km com destaque em economia de combustível, ou um SUV médio com o motor do Camaro de entrada nos EUA, ambos por R$ 120.500? No caso, este último é o Equinox LT, que pode ser encontrado nos classificados com menos de 40 mil km, com anos de 2018 até 2020. Vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O SUV menor vem com central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assim como a conexão 4G Wi-Fi, telemática Onstar e MyChevrolet App, sensores de estacionamento traseiros e computador de bordo. Já o Equinox traz controle de cruzeiro, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia de oito polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, assim como conexão 4G Wi-Fi, telemática Onstar e MyChevrolet App.

Chevrolet Equinox

Segurança

O Chevrolet 0 km da nossa lista vem com seis airbags, ABS, alarme, assistente de partida em subida, controle de estabilidade e de tração, abertura de portas e alarme através de sensor de aproximação na chave e partida sem chave. O SUV maior dispõe de seis airbags, controle de estabilidade e tração, sensores de estacionamento, freios ABS e assistente de partida em aclive, abertura de portas e alarme através de sensor de aproximação na chave e partida sem chave.

Divulgação

Espaço e conforto

Aqui, é o Equinox que leva. Ele tem de 5 cm a mais de largura, 38 cm a mais de comprimento, 7 cm mais alto e 15,5 cm a mais de entre-eixos. Enquanto o Tracker tem 393 litros de malas, o Equinox oferece 468 litros.

Divulgação

Economia de combustível

O Tracker vem com motor três cilindros 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Segundo o Inmetro, tem um consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina e 8,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. O Equinox, por sua vez, traz motor 2.0 turbo, que entrega 262 cv e 37 kgfm, câmbio automático de nove marchas. Segundo o Inmetro, tem um consumo de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (apenas gasolina).

Divulgação

Desempenho

Enquanto o Tracker acelera até 100 km/h em 10,9 segundos e chega aos 177 km/h, o Equinox faz o mesmo em 7,6 segundos, mas chega aos 210 km/h.

Divulgação

IPVA

O Tracker tem cobrança de IPVA de R$ 4.868, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para Equinox, o preço sobe para R$ 5.171.

Divulgação

Seguro

A média para as cotações do Tracker é de R$ 5.111. Para o Equinox, o valor sobe para R$ 6.851.

Divulgação

Conclusão

O Tracker é, sem dúvida nenhuma, um ótimo conjunto para aliar dirigibilidade, economia de combustível e conforto. Entretanto, o Equinox é mais espaçoso, mais macio, anda mais e vem com mais equipamentos. Mesmo se considerássemos a economia de combustível como um "peso dois", o SUV maior é superior na maioria dos quesitos. Logo, sugerimos que ele seja o escolhido.

Divulgação