Qual levar pelo mesmo preço? Chery Tiggo 5x Pro novo ou Tiggo 8 usado?

Por 160 mil, o preço é o mesmo e a marca também. Qual escolher? Um SUV compacto 0 km ou um com sete lugares? No caso do nosso embate, comparamos o Chery Tiggo 5x Pro novo, versus o Tiggo 8 seminovo. No caso deste último, podemos encontrá-lo nos classificados com menos de 30 mil km e de anos 2020 em diante. Vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O Tiggo 5x Pro vem com faróis com a tecnologia de LED e DRL, teto panorâmico, rodas de 18 polegadas, painel de instrumentos digital de 7", central multimídia com tela de 10,25" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios), ar-condicionado bi-zona. O Tiggo 8 traz teto solar panorâmico, rodas de 18", câmera 360°, painel digital com tela de 12,3", banco do motorista com ajustes elétricos e carregador de celular por indução, ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis e lanternas de LED, central multimídia de 10,25" apenas com Apple CarPlay (Android via aplicativo).

Divulgação

Segurança

O “irmão” menor vem com freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, controlador automático de velocidade de cruzeiro, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampa. Já o maior, vem com sensor de chuva, faróis com acendimento automático, sensores de estacionamento na traseira e dianteira e controlador automático de velocidade de cruzeiro, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitor de pontos cegos e monitor de pressão e temperatura dos pneus.

Divulgação

Espaço e conforto

Nas dimensões o Tiggo 5X Pro mede 4,34 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,65 m de altura. A distância entre eixos é de 2,63 m e o porta-malas tem 340 litros. O Tiggo 8 passa para 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura e distância entre-eixos de 2,71 m. Além disso, conta com sete lugares e capacidade de malas de até 500 litros (com 5 lugares). Ambos contam com suspensão independente nas quatro rodas e bancos de couro.

Divulgação

Economia de combustível

Segundo o Inmetro, o Tiggo 5x Pro tem um consumo de 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina e 6,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. Enquanto isso, o Tiggo 8, ainda segundo o Inmetro, tem um consumo de 9,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, só com gasolina.

Divulgação

Desempenho

No conjunto mecânico, o motor do 5X Pro 2023, 1.5 turbo, recebeu atualizações respeitando as novas regras impostas pela PL7, que entrou em vigor a partir de janeiro de 2022. São 147/150 cv e 21,4 kgfm. Funciona com o câmbio CVT, que simula 9 marchas. Assim, vai aos 100 km/h em 10,3 segundos. Enquanto isso o Tiggo 8 traz motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina é novo e desenvolve 187 cv e 28 kgfm, com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Vai até 100 km/h em 9 segundos.

Divulgação

IPVA

O 5x Pro tem cobrança de IPVA de R$ 6.200, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para o Tiggo 8, o preço sobe para R$ 7,200.

Divulgação

Seguro

A média para as cotações do 5x Pro é de R$ 6.510. Para o Tiggo 8, o valor sobe para R$ 8.100.

Divulgação

Conclusão

É difícil encontrarmos um modelo maior com o mesmo consumo de um menor, quando ambos são da mesma marca. Apesar do Tiggo 5x Pro ter acabado de ganhar novidades na linha 2023, o Tiggo 8 — que se posiciona dois “degraus” acima do “irmão” menor, dentro da linha da Chery — ainda vem com mais equipamentos, espaço mais generoso para as malas e para os ocupantes (podendo abrigar dois a mais) e o supera no desempenho. Para nós, as diferenças dos seguros e dos IPVAs não foram o suficiente para darmos vitória para o Tiggo 5x Pro. Por isso, concluímos que o Tiggo 8 é o mais interessante.

Divulgação