É melhor JAC T40 Plus CVT 0 km ou T60 seminovo, pelo mesmo preço?

O JAC T40 é um dos SUVs compactos mais em conta do Brasil, hoje em dia. Entretanto, pelos mesmos R$ 111.111 que se paga pelo modelo com câmbio CVT (o manual custa menos de R$ 100 mil), não seria melhor optar por um JAC T60, modelo 2021, com menos de 30 mil km? Esse é o equivalente da mesma marca que podemos encontrar nos classificados. Para respondermos essa dúvida, vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O SUV 0 km traz teto solar e sistema multimídia de 10 polegadas, com função Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e piloto automático. O T60 adiciona botão de partida, multimídia com tela de 10,25 polegadas, freio de estacionamento elétrico, câmera de 360° e painel de instrumentos digital com tela TFT.

Divulgação

Espaço e conforto

Com 4,13 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos, o T40 Plus pode levar até 5 pessoas e comporta 450 litros para as malas. O T60 é maior. Tem 27,5 cm a mais de comprimento, 5 cm a mais de largura, bem como 9,2 cm a mais de altura e 13 cm de entre eixos. O porta-malas tem os mesmos 450 litros de capacidade.

Divulgação

Segurança

O T40 conta com dois airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O T60 traz tudo isso e adiciona, ainda, monitoramento da pressão dos pneus.

Divulgação

Economia de combustível

Segundo o Inmetro, o T40 pode aferir bons 11,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, sempre com gasolina. O SUV maior tem um consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, também segundo Inmetro.

Divulgação

Desempenho

O JAC T40 mantém o motor 1.6 aspirado a gasolina que desenvolve 138 cv e 17,1 kgfm. O câmbio automático do tipo CVT simula seis marchas, garantindo 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. O T60, por sua vez, traz o motor 1.5 turbo, com injeção direta de gasolina, que rende 168 cv e 21,4 kgfm. São números para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Divulgação

IPVA

O T40 tem cobrança de IPVA de R$ 4.440, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para o T60, o preço sobe para R$ 4.703.

Divulgação

Seguro

A média para as cotações do T40 é de R$ 4.662. Para o T60, o valor sobe para R$ 5,291.

Divulgação

Conclusão

Os números de ambos os carros são bem similares. Se, para você, o tamanho compacto e a economia de combustível são mais importantes, o T40 é melhor. Entretanto, no geral, o T60 ainda oferece um conjunto superior. Por conta disso, para nós, o “irmão” maior é quem leva esse comparativo.

Divulgação