Confira dicas importantes para comprar a melhor opção de seminovos

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2021, as vendas de carros de passeio e comerciais leves usados cresceram quase 20% se comparado a 2020 e uma alta de 25,81% em maio de 2022, na comparação com abril. Com base nisso, a Karvi, trouxe algumas dicas importantes para quem busca um usado.

1-) Escolha do veículo

Um ponto importante é analisar os custos de manutenção e lembre-se que se for escolher um modelo premium usado, oferecido por um preço bem convidativo, a manutenção deles é igual ao de um premium zero-quilômetro. Por isso, pense bem se no final das contas vai valer a pena.

Divulgação

2-) Histórico veicular

A grande questão de comprar um carro que já foi usado por algum tempo é seu histórico, pois é muito importante saber como aquela específica unidade foi utilizada e também como foi cuidada, se todas as recomendações de manutenção foram seguidas, se ela era usada apenas para passeio ou para trabalho, entre outros.

Divulgação

3-) Avaliando a unidade pretendida

É importante fazer uma avaliação presencial e a pintura é um bom ponto a ser analisado, pois pode indicar problemas mais graves como uma batida. É importante buscar por diferenças de tonalidade entre as peças do carro. Outra boa dica é verificar a fabricação dos faróis para constatar se eles já foram substituídos.

Divulgação/Nissan

4-) Pneus

Os pneus podem evidencias muitas coisas como a quilometragem adulterada. Por exemplo, um carro com 16.000 km mostrados no painel contando com pneus com data de fabricação anterior à produção do carro ou desgastados de forma que não condiz com a km atual.

Divulgação

5-) Vidros e lanternas

Vale checar a data de fabricação de todos os vidros do carro, pois se foram trocados, provavelmente um incidente ocorreu, podendo ser uma grave batida ou até mesmo uma pedra. O mesmo vale para todas as lanternas, e lembre-se que na manutenção de um auto de luxo pode exigir mais custos e cuidados nas trocas.

Divulgação

6-) Interior

É importante testar todos os comandos dos retrovisores elétricos, bancos, volante, cintos de segurança, engate das marchas e luzes do painel de instrumentos. Se algumas delas não estiverem funcionando, como a de primeiro estágio da ignição, é sinal de que o carro pode ter algum problema, como, por exemplo, o mau funcionamento da injeção eletrônica.

Carupi

7-) Quilometragem alta

A vida útil de um carro é bem longa e a alta quilometragem não é um empecilho na compra, desde que ele esteja bem cuidado. Por isso, a baixa quilometragem não dá nenhuma garantia de boa manutenção e cuidado constante. Por isso, o mais importante é analisar uma série de outros fatores.

Reprodução

8-) Test-drive

Durante o trajeto, faça diferentes caminhos, passando por subidas e diferentes pisos e asfaltos, para notar se há barulhos estranhos, por exemplo. No teste drive, vale ter atenção ao som do motor e da suspensão, além da dirigibilidade.

meucarronovo.com.br

9-) Plano e histórico de manutenção

É importante procurar documentos que comprovem a realização dos devidos cuidados preventivos. Normalmente, se feitas dentro do prazo de garantia e em postos autorizados da montadora, há, no manual, todas as informações sobre as revisões. Não custa checar junto a concessionária se, de fato, o veículo passou pela oficina, só para certificar dos carimbos que podem ser falsos, em alguns casos.

Reprodução

10-) Certificação e garantia

Busque sempre veículos que possuam certificação e garantias. Algumas empresas especializadas oferecem carros certificados, com inspeção mecânica de mais de 280 itens, além de garantia para as partes certificadas do motor e do câmbio, cuidadosamente inspecionados por uma equipe de mecânicos profissionais.

Karvi