Listamos 10 itens que devem ser vistos antes da compra do Honda Civic

Você quer um carro com fama de inquebrável e muito elogiado pelos seus donos? Então o Civic, independente de qual carroceria, versão ou modelo, todos têm as suas qualidades e particularidades. Mesmo com a sua mecânica robusta, é preciso sempre pesquisar muito antes de qualquer decisão. Por isso, listamos 10 dos itens mais comuns que precisam de mais atenção nos Civic fabricados até 2016 (nona geração). Confira.

1-) Versão esportiva (Si/CR-X/Del Sol/VTi)

A escolha de um esportivo requer mais atenção que a de um modelo tradicional por conta do desgaste acima da média e, às vezes, de um proprietário que não deu o devido cuidado quanto à manutenção preventiva. Vale a pena pesquisar em fóruns relacionados ao modelo e também pedir a ajuda de profissionais experientes e especializados antes de comprar.

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2-) Manuais e livretos

Valorize as unidades cujo dono fez todas as revisões periódicas constadas no manual da Honda e se não tiver o documento com todos os carimbos, evite a compra, principalmente se o modelo pretendido for um mias antigo, que demanda mais cuidado. Modelos de único dono também podem ser um bom filtro nas buscas, mas não uma regra.

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3-) Parte estética

Verifique o estado geral do carro como para-choques, diferenças de tonalidades entre portas e tampas de capô e porta-malas, bem como a fissura entre estas peças. Elas precisam estar alinhadas e com o mesmo vão. Do contrário, desconfie, pois há grandes chances do modelo ter sofrido uma batida.

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4-) Homocinéticas

Olhe por baixo do assoalho e verifique se há raspões ou manchas de óleo e aproveite para avaliar o estado das homocinéticas, principalmente das coifas. Feitas de borracha, elas podem apresentar rasgos e aí é que mora o perigo, pois qualquer sujeira pode travar e até quebrar a peça. Lembre-se que um conjunto completo não sai por menos de R$ 1.800 na concessionária.

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5-) Coxim

Outra peça importante para ser avaliada com atenção é o coxim hidráulico do motor. O componente vai instalado atrás do motor e você percebe a anormalidade através de trancos ou ruídos a cada arranque. Durante o test drive, cheque com atenção qualquer solavanco vindo da parte da frente. Uma peça nova custa algo em torno de R$ 500.

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6-) Combustível

O ‘coração’ do Civic é resistente e confiável, mas requer um cuidado especial, em especial o dos esportivos, e por isso, o uso de combustíveis de boa qualidade garante um motor saudável e livre de borra. Como o motor dos esportivos, principalmente o dos Si mais novos trabalha com alta taxa de compressão, o uso deste tipo de combustível é primordial.

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7-) Lubrificantes

O surgimento também pode estar relacionado ao uso de lubrificantes fora da especificação, uso de aditivos extras, além da extensão no período de troca do óleo lubrificante. Uma limpeza, na qual os mecânicos vão precisar retirar as bronzinas e eliminar toda a borra acumulada, não sai por menos de R$ 7.000, caso for preciso refazer o motor completo.

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8-) Filtro da solenóide

Outros problemas mecânicos podem vir do filtro do solenóide do comando variável VTEC que pode estar entupido por conta do óleo de baixa qualidade. Para avaliar o estado desse filtro, só desmontando todo o sistema e, nesse caso, é bom preparar o bolso para mais um gasto, ou, se ver que não compensa investir, pule fora.

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9-) Câmbio automático

Em modelos mais novos como o da 9ª geração, olhe se a alavanca desliza perfeitamente, sem trancos, pois nesses modelos caso o fusível da lâmpada do freio queimar, bloqueia o sistema do câmbio, nada muito grave, mas que deve fica atento e resolver o quanto antes para que o problema não vire uma bola de neve.

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10-) Bucha do braço traseiro da suspensão

Por fim, avalie o estado das buchas do facão traseiro que costumam trincar com facilidade, de acordo com especialistas. Os sintomas são: instabilidade nas curvas, batidas secas ao trafegar em pisos irregulares, além da dificuldade de acertar o alinhamento.

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