Qual picape é melhor? Fiat Strada CD 0km ou Toro Volcano seminova?

Faz um bom tempo que a Toro é líder do segmento das picapes que não são nem compactas, e nem médias. Além disso, desde a renovação da Strada, ela não só é invicta no segmento das picapes compactas, como também disputa o posto de carro mais emplacado do Brasil, de todas as categorias. Qual você deve escolher, pelo mesmo preço (R$ 110.530)? A versão mais em conta da Strada com cabine dupla (Freedom), ou uma Toro Volcano 2.4 flex, de 2019 com menos de 35 mil km? Vamos aos argumentos a seguir.

Segurança

A Strada oferece controles de tração e estabilidade, bem como airbags laterais e frontais. Já a Toro conta com isso e adiciona sensores individuais de pressão dos pneus, mais controle automático de descida. E, claro, ambas contam com freios ABS.

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Equipamentos

A Strada oferece ar-condicionado, computador de bordo, protetor de caçamba, direção elétrica, rodas de liga leve aro 15 e mostrador digital no quadro de instrumentos. A Toro, por sua vez, traz ar-condicionado automático de duas zonas, câmera de ré, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema de áudio com tela de 5 polegadas, controlador de velocidade, ajustes elétricos do banco do motorista, porta-luvas climatizado, acendimento automático dos faróis e acionamento automático do limpador de pára brisa, teto solar panorâmico, sensores individuais de pressão dos pneus e partida por botão.

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Espaço e conforto

Mede 4,47 m de comprimento,1,73 m de largura, 1,61 m de altura e 2,74 m de entre eixos. A sua “irmã” maior e mais antiga tem, a mais, 11 cm de largura, 44 cm de comprimento, 7,4 cm de altura e 25 cm de entre eixos. Enquanto a Strada tem 844 litros de caçamba, a Toro tem 24 litros a menos (820 litros no total). Em relação à Strada, a Toro tem dois graus a mais de ângulo de ataque e de saída, com diferença de 1 mm a menos de vão livre até o solo. Além do maior espaço interno da Toro, ela tem câmbio automático (ao contrário da Strada).

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Consumo de combustível

Segundo o Inmetro, na cidade, a Strada 1.3 faz 8,9 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina), e também 9,9 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina), na estrada. Já a Toro 2.4, ainda segundo o Inmetro, faz 6 km/l (etanol) e 8,7 km/l (gasolina), e também 7,7 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina), na estrada.

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Desempenho

A Strada vem equipada com o motor 1.3 flex, que rende até 109 cv e 14,2 kgfm. Como é equipada com câmbio manual, acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e chega aos 169 km/h. A Toro, por sua vez, traz o motor 2.4 flex, que gera até 186 cv e 24,9 kgfm, aliado ao câmbio automático de 9 marchas. Com isso, vai até os 100 km/h em 9,9 segundos e chega aos 200 km/h.

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IPVA

A Strada tem cobrança de IPVA de R$ 4.232, considerando a alíquota de 4% (para estados como São Paulo). Para a Toro, o preço sobe para R$ 4.937.

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Seguro

A média para as cotações da Strada é de R$ 4.443. Para a Toro, o valor sobe para R$ 6.541.

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Conclusão

Pode ser que o público que gosta de unir força e robustez para o trabalho com uma lista bem recheada de equipamentos, venha a discordar de nós. Entretanto, vivemos tempos complicados, de gasolina cara e economia desafiadora. A Toro não nos encoraja o bastante para que ela seja a nossa escolha. Pelo mesmo preço da Strada, se tivesse uma caçamba maior e tração nas quatro rodas, daria para relevar o quanto a mais ela consome e custa de IPVA e seguro. A Strada ficou bem mais honesta após a renovação. Por isso, o nosso “voto de minerva” vai para a Strada Freedom.

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