SUVs da Toyota, mesmo preço. Melhor Corolla Cross 0km ou RAV4 usada?

Apesar de alguns pesares do projeto, o Toyota Corolla Cross vai muito bem — obrigado — nas vendas. O perfil de quem compra carros da fabricante japonesa costuma ser bem definido há um bom tempo. São pessoas que se sentem mais confortáveis com manter os hábitos. Se, por um lado, isso ajuda a criar uma clientela consolidada, por outro, os Toyota do classificados também conservam boa procura. Diante disso, é melhor um Corolla Cross XR 0 km, por R$ R$ 158.780, ou um RAV4 Top 4x2 2019, com menos de 35 mil km, pelo mesmo preço? Vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O SUV traz ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, assistente de partida em rampas, sete airbags, faróis com acendimento automático, luzes diurnas de LED, sistema multimídia, coluna de direção regulável em altura e profundidade, painel analógico com uma pequena tela multifuncional de 4,2″. O modelo atual não oferece mais a multimídia com Android Auto e Apple Car Play de fábrica. O RAV4 adiciona faróis de LED, teto solar e ajuste do banco do motorista elétrico, chave presencial, multimídia com os sistemas de pareamento para smartphones e retrovisor fotocrômico.

Divulgação

Segurança

O Corolla Cross conta com controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem automática, assistente de permanência em faixa, além de airbags frontais, laterais e de cortina, ISOFIX e sensores dianteiro + traseiro. O RAV4 só traz airbags frontais, laterais e de cortina, ISOFIX e os mesmos sensores nos dois pára-choques.

Divulgação

Espaço e conforto

Sem dar “spoilers” (mas dando), esse é o último quesito no qual o RAV4 é superior. Isso porque conta com suspensão independente nas quatro rodas (o Corolla Cross tem eixo de torção na traseira), com maior curso de molas e amortecedores (tem 3 cm a mais de vão livre para o solo). Além disso, o seminovo do nosso embate é mais espaçoso. Oferece 14,5 cm a mais de comprimento, é 2 cm mais largo, 9,5 cm mais alto e conta com 2 cm a mais de distância entre eixos. Com 547 litros de volume para as malas, supera o Corolla Cross em 107 litros.

Divulgação

Economia de combustível

O Corolla Cross faz 8 km/l (cidade) e 9 km/l (estrada) com etanol, ou 11,7 km/l (cidade) e 13 km/l (estrada) com gasolina. O RAV4, por sua vez, faz 9,5 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada), apenas com gasolina. Ambos os carros foram aferidos pelo Inmetro.

Divulgação

Desempenho

O SUV menor traz motor 2.0 aspirado com injeção direta de combustível. Com até 177 cv e 21,4 kgfm, combinado a um câmbio automático CVT que simula 9 marchas, acelera até 100 km/h em 9,8 segundos. O RAV4 é mais fraco e mais lento. Vem com motor 2.0 aspirado de 145 cv e 19,1 kgfm, que funciona com câmbio CVT que simula 7 marchas. Com isso, vai aos 100 km/h em 12,6 segundos.

Divulgação

Seguro

A média de preços entre os perfis mais em conta e os perfis mais caros foi de R$ 6.669 para o Corolla Cross e de R$ 8.948 para o RAV4.

Divulgação

IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como SP), o Corolla Cross terá cobrança de R$ 6.351, enquanto o RAV4 terá custo de R$ 6.753.

Divulgação

Conclusão

Talvez essa tenha sido uma das decisões mais fáceis para nós, entre todas as outras que tivemos de decidir, quando o assunto é um embate entre um carro novo e um seminovo superior, de mesma fabricante. O RAV4 só supera o Corolla Cross em conforto e espaço e, por pouco, em equipamentos. Entretanto, essas categorias de análise são somente duas de sete consideradas. Ainda que o Corolla Cross seja a versão de base XR, ele é o vencedor inquestionável, por oferecer mais desempenho, itens de segurança, melhores custos de seguro, IPVA e números de consumo.

Divulgação