Último EcoSport é produzido na Índia. Relembre curiosidades do SUV

Tal como ocorreu no Brasil ha pouco mais de um ano, as portas se fecharam para os veículos Ford fabricados na Índia, junto da última unidade do SUV compacto EcoSport, construído para mercados de exportação. Vamos relembrar fatos e curiosidades sobre este que foi o estreante do segmento que, hoje em dia, é tão aquecido? Confira a seguir.

Seu fim no Brasil

No Brasil, o modelo foi descontinuado em 2021 após a marca do símbolo oval decidir fechar as suas portas. Coube ao EcoSport estrear o segmento de SUVs compactos em 2003 no qual liderou sozinho por quase 10 anos. Em 2012, com a última reestilização, o modelo não teve fôlego para continuar com novos concorrente na disputa pelo mercado como Chevrolet Tracker, Renault Duster, Jeep Renegade entre outros.

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2 — A criação e o primeiro lançamento

O EcoSport foi um verdadeiro sucesso de vendas, principalmente em sua primeira geração. O modelo que abriu as portas para Renegade, HR-V e T-Cross deixará uma legião de fãs órfãos. O engenheiro Márcio Alfonso foi um dos responsáveis por viabilizar o “Projeto Amazon” para a produção de um SUV compacto inédito no Brasil durante a virada do milênio. O carro foi apresentado em 2002 e chegou ao mercado em 2003.

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3 — Tecnologia japonesa

A Ford chegou a ser dona de 34% das ações globais da fabricante japonesa Mazda no começo dos anos 2000. E foi justamente essa fabricante que cedeu componentes. Um fato interessante é que, em abril de 2004, a Ford lançou a primeira versão do EcoSport 4WD, onde o sistema de tração nas quatro rodas era desenvolvido pela Mazda. O modelo tinha motor 2.0, de 143 cv de potência e 19,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

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4 — O que EcoSport e Land Rover têm em comum?

Você se lembra da primeira reestilização do EcoSport? Entre suas principais características, o modelo passou a levar o nome à frente do capô, em um arranjo semelhante ao Land Rover Freelander. Um desavisado poderia imaginar que a Ford plagiou a fabricante britânica, mas a inserção do nome não fere nenhum caráter jurídico.

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5 — Estepe na traseira

Há quem diga que um dos problemas do EcoSport foi manter o estepe acoplado à tampa do porta-malas em sua geração mais recente. A decisão ia de encontro com o que já estava sendo proposto para o segmento dos SUVs compactos, que deixaram a estética aventureira de lado para assumir características mais urbanas.

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6 — Versões legais que não tivemos

O motor 1.5 diesel do Ford EcoSport indiano desenvolve 100 cv e 21,92 kgfm e pode ser combinado apenas à tração dianteira e ao câmbio manual de cinco marchas. Apenas de ser bem mais fraco do que o oferecido no Brasil em concorrentes como o Jeep Renegade (2.0 turbodiesel de 170 cv), o propulsor garante boas médias de consumo de até 21,7 km/l.

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7 — EcoSport Active

Lançada em novembro passado no mercado europeu, o EcoSport Active é a variação do SUV compacto voltada para um público que busca um visual mais aventureiro do que no luxuoso Titanium e no esportivo ST-Line. O visual externo segue o pacote visual da versão Storm 4x4 do finado Eco brasileiro, mas com rodas exclusivas de 17”. Mas sob o capô traz um motor 1.0 turbo de 125 cv, combinado com a tração apenas nas rodas dianteiras.

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8 — EcoSport ST-Line

O Ford EcoSport segue disponível na Europa, onde fica posicionado abaixo do Puma, o SUV do Fiesta da geração mais recente. Uma das versões mais interessantes do ponto de vista visual é a ST-Line . O EcoSport ST-Line se diferencia pelos elementos estéticos inspirados na versão esportiva ST oferecida nos Ford europeus, com o kit aerodinâmico com saias laterais, spoiler na tampa do porta-malas e rodas exclusivas de 17”. O motor é um 1.0 turbo de três cilindros, com 125 ou 140 cv.

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9 — EcoSport Shadow

Presente nos Chevrolet Midnight e nos Jeep Night Eagle, o visual “all black” não é exatamente uma novidade no mercado, embora a filial brasileira nunca tenha oferecido por aqui este tipo de combinação para o seu SUV compacto. Mas um EcoSport todo preto foi comercializado no mercado australiano. Com o nome Shadow , além das rodas, o SUV tinha todos os cromados da carroceria trocados por componentes em preto brilhante.

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10 — EcoSport “Pikachu”

Na primeira geração, a Ford chegou a oferecer para o EcoSport 4x4 a opção de cor amarela. Mas seguindo o padrão mais conservador do público brasileiro, a segunda geração do SUV deixou de ter essa opção no catálogo. Mas isso não aconteceu no Japão, onde o EcoSport chegou a ser vendido na edição limitada Special Edition , que se destacava justamente pela carroceria pintada em um tom bem claro de amarelo. Como o do personagem Pikachu do desenho japonês Pokémon.

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