Escort RS da princesa Diana pode ser vendido por mais de R$ 500 mil

Versão de 1985 estará disponível na casa de leilões 'Leilões Silverstone' no dia 27 e conta com pouco mais de 40 mil km rodados


Escort RS Turbo de 1985 tem a mesma carroceria do XR3 que foi vendido no Brasil até o ano seguinte
Foto: Divulgação
Escort RS Turbo de 1985 tem a mesma carroceria do XR3 que foi vendido no Brasil até o ano seguinte

No início de 2021, o Ford Escort Ghia de 1981 que pertenceu à princesa Diana foi arrematado por 4.700 euros (R$ 387.000 , em conversão direta), por um museu do Chile, por meio da casa de leilões Reeman Dansie. 

Eis que agora surgiu outra relíquia de Lady Di,e mais raro ainda que o Guia prateado. Trata-se de um desejado Ford Escort RS Turbo Series 1 de 1985 , que agora está sendo vendido. Outro modelo que pertenceu  a ela foi um Ford Escort 1.6i Cabriolet, na cor vermelha.

Segundo Steve Saxty, um especialista em modeslos clássicos da Ford , afirma que havia três Ford Escort RS Turbo S1 pretos, todos destinados à família real britânica, sendo um deles para à princesa Diana, outro usado como isca para despistar os paparazzi e um terceiro disponível para qualquer outro membro da realeza.

O departamento de Engenharia de Veículos Especiais pintou o carro com um acabamento todo preto. Além disso, o RS Turbo estava muito bem equipado, com rodas de liga leve emprestadas do RS1600i , bancos Recaro, suspensão aprimorada, entre outros.

Quem via o RS Turbo preto passando nas principais ruas londrinas, logo imaginava que se tratava da princesa Diana que preferia dirigir sozinha e em outras vezes acompanhada de um membro do Comando de Proteção à Realeza.

Segundo informações de transeuntes, ela foi fotografada várias vezes nele, chegando em suas lojas ou restaurantes favoritos. Às vezes, ela foi até acompanhada pelo príncipe William , conforme algumas das fotos denunciam.

O veículo está disponível no leilão pela  'Leilões Silverstone' no dia 27 de agosto, sem reserva ou guia de preços. Ele vem com 24.961 milhas (ou 40.170 km) no hodômetro. Considerando que o último Escort foi arrematado por  4.700 euros , o equivalente a R$ 387 mil , em conversão direta, o RS Turbo que é mais raro, pode superar a casa dos R$ 500 mil.

O Ford Escort foi introduzido em 1968 e viveu até 2000, espalhando-se por seis gerações. Em 1985, com a terceira geração, a fabricante apresentou o RS Turbo como a nova versão topo de linha, produzindo apenas 8.604 unidades , das quais 5.000 foram destinadas ao Reino Unido. Quase todos os exemplos vieram pintadas na cor Branco Diamante.