1-) Fuel Injection
A partir da linha 1957 o sistema de injeção de combustível entrou para a lista de opcionais do Chevrolet Corvette e para destacar, os modelos foram diferenciados com uma plaqueta Fuel Injection colada em cada para-lama dianteiro.
Selecionamos 10 novidades que marcaram a era da tecnologia da indústria automobilística mundial com direito até a plaqueta de identificação colada na carroceria Vamos à lista.
A partir da linha 1957 o sistema de injeção de combustível entrou para a lista de opcionais do Chevrolet Corvette e para destacar, os modelos foram diferenciados com uma plaqueta Fuel Injection colada em cada para-lama dianteiro.
Para atender a fase L2 do Proconve, o conversor catalítico - que reduz a toxidade das emissões dos gases - foi introduzido no Brasil em 1992 e coube a VW e Ford inserir em seus veículos o “selo de qualidade” junto ao nome dos carros.
Em 1995, as Chevrolet D-20 passaram a ser equipadas com freios ABS só no eixo traseiro para compensar a pressão exercida sobre os tambores traseiros de acordo com a carga do veículo. Para fins de marketing, esse sistema foi denominado ABS-T.
Nos anos 70, ar-condicionado ainda era artigo de luxo e nos pequenos sedãs Fiat 131 (Mirafiori Special 1300 ou Familiare Special 1600) o acessório teve direito uma plaqueta “Climatizzata” (climatizada em italiano) na tampa do porta-malas.
O Mark 2 da Jaguar ganhou uma série de evoluções mecânicas em relação ao Mark 1 e uma delas ocorreu no sistema de freios, com discos nas quatro rodas. A novidade veio tímida através de um pequeno emblema colado ao centro no para-choque traseiro.
A evolução dos Uno surgiu em 1992 com a injeção eletrônica, mas o popular Mille ainda sobreviveria sem ela. No lugar, a Fiat pôs carburador de corpo duplo e ignição eletrônica, mais eficaz que o platinado, mas precisava do “Electronic” na tampa traseira?
Na segunda geração dos Nissan Leopard (F31), algumas versões como a 3.0 Ultima com motor V6 vinha com duplo comando de válvulas e para diferenciá-lo, a marca optou por um logo na tampa traseira “V6 TWIN CAN 24 VALVE”. Ainda bem que o ar-condicionado era de série...
“Carro esporte de quatro portas” é como a Nissan apresenta o Maxima desde a terceira geração (J30) mostrada nos EUA nos anos 80. Não satisfeita, reforçou a esportividade nas janelas do sedã com o adesivo “4DSC” (four-door sports car).
Coube ao Volvo estrear no modelo 244 em 1976 a sonda lambda ou sensor de oxigênio responsável por medir a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor. A estreia foi comemorada com direito a um “logo” na grade do carro.
Os anos 90 foi importante para os Pontiac, em especial aos Firebird; ganhou uma série de evoluções de estilo e mecânicas como o ABS com direito as calotinhas personalizadas no cubo das rodas com a sigla do sistema de freios antitravamento.