Conheça 10 dicas de como fazer uma boa compra

Com a dificuldade de adquirir um zero-quilômetro seja pela alta dos preços ou pela redução nos estoque por conta de insumos como a borracha e semicondutores, por exemplo, adquirir um seminovo o u usado é a opção mais viável. Mas para não cair em uma cilada, separamos 10 dicas antes de fechar a compra do seu ‘novo carro usado’. Confira a seguir.

1. Verifique o desgaste da pintura

A primeira coisa a se fazer na hora de observar um carro usado é a sua pintura. Checar esses detalhes antes de comprar um seminovo pode até fazer com que o valor negociado seja reduzido.

Reprodução

2. Atenção à conservação de bancos e forros

Outro item a ser observado em um carro usado é o seu interior, mais especificamente seus bancos e forrações. Primeiro, veja se há manchas ou desgaste do estofamento. Depois, olhe também o forro do teto e os plásticos do painel e confirme se estão em bom estado.

Reprodução

3. Observe ruídos

Mais um detalhe para observar em um carro usado é a presença de ruídos que, em alguns casos, podem significar que uma peça não está funcionando como deveria e, assim, colocar sua segurança em risco. O melhor, nesses casos, é fazer um test-drive.

meucarronovo.com.br

4. Sinta o cheiro

Odores, como cheiro de pneu queimado, também servem de alerta e podem colocar sua negociação em risco, então não deixe de fazer um test-drive para se certificar que tudo está em seu mais perfeito estado.

Reprodução

5. Identifique peças customizadas

Veja se os acessórios implementados no carro podem ser retirados antes da negociação ser concluída e busque saber quais são os equipamentos originais.

Reprodução

6. Procedência do carro seminovo

Se o carro tiver algum problema, as seguradoras podem recusar a proteção para o seu veículo. Portanto, na hora de comprar um automóvel usado, é sempre bom saber de quem está comprando e por onde o carro já passou.

Divulgação

7. Verifique o motor

Reconhecer seu estado é a chave para entender se está fazendo um bom negócio adquirindo um veículo usado, pois o motor é o coração do automóvel e, se você já encontrar algum defeito nele, talvez seja o momento de repensar.

Divulgação

8. Analise a embreagem e o freio

O conjunto motor e transmissão precisa estar em pleno funcionamento para que consiga usar o carro com tranquilidade e em segurança, então, sempre que for avaliar um veículo usado para comprar, veja a regulagem da embreagem e o freio.

Reprodução

9. Pneus

Avalie o estado dos pneus quanto à bolhas ou desgastes acentuados em um dos lados da banda de rodagem que podem indicar falta de alinhamento. Outra dica quanto a um carro com baixa quilometragem. Se um carro está com 20.000 km, por exemplo, e os pneus estão bem desgastados, pode ter algo de errado aí.

Divulgação

10. Alinhamento da carroceria

Capô, para-choques, para-lamas, grade, faróis, portas e tampa de porta-malas precisam estar alinhados com a mesma distância de uma peça para outra. Observe, principalmente, ao abrir o capô se os parafusos que prendem os para-lamas não estão desgastados e desalinhados com o ponto de fixação original.

Reprodução