Veja 10 passos simples para trocar um pneu

Ninguém gosta de ter de trocar um pneu do carro, mas é um “mal necessário”. Listamos 10 passo simples que qualquer pessoa pode fazer sem complicações. Confira.

1-) Local

Mesmo que o pneu esteja bem murcho, procure, se possível, um local mais seguro e com o máximo de iluminação, se a situação permitir. Tenha sempre junto com o seu kit uma boa lanterna que te ajudará na tarefa.

Divulgação

2-) Itens de segurança

Ligue o pisca-alerta e coloque o triangulo de segurança, localizado próximo ao macaco a pelo menos uns 30 metros atrás do carro. Desta maneira, seja qual for o local, você estará mais visível para os demais, sobretudo em lugares com pouca iluminação.

Reprodução

3-) Bagagem

Retire as bagagens do porta-malas e quando não houver espaço dentro do carro, procure colocar as mesmas fora do carro de maneira que não atrapalhe a retirada do estepe e a colocação do pneu furado no porta-malas.

Reprodução

4-)Estepe localizado no cofre do motor

Alguns carros possuem o pneu sobressalente no cofre do motor, e então é preciso um pouco mais de atenção para não se queimar com o calor do mesmo. Para isso é sempre bom ter uma luva apropriada. Deixe sempre também um avental no carro para não sujar a roupa.

Reprodução

5-) Afrouxe os parafusos das rodas

Retire o estepe, ponha deitado sobre o chão e, em seguida, afrouxe as porcas dos prisioneiros ou parafusos das rodas com a chave de roda que acompanha o kit junto com o macaco.

Reprodução

6-) Levante o veículo

Com o macaco em mãos, localize o ponto de fixação por debaixo do carro, geralmente indicado por uma seta em alguns veículos e encaixe o suporte desta ferramenta. O ideal é deixar alguns centímetros a mais, após as rodas saírem do chão.

Reprodução

7-) Desparafuse as porcas ou parafusos

Com os parafusos parcialmente desapertados, termine de soltá-los para a retirada da roda e coloque o estepe no lugar do pneu furado e parafuse com a chave de roda, sem fazer força, apenas para certificar de que o mesmo esteja alinhado e justo.

Reprodução

8-) Abaixe o veículo

Vai baixando o veículo aos poucos até a roda encostar no chão certificando sempre da sua segurança e a dos demais. Por falar em segurança, não pise na chave de roda para terminar de apertar, pois pode espanar ou até quebrar. Use só a força do braço.

Reprodução

9-) Coloque o pneu furado no lugar do estepe

Encaixe o pneu no lugar do pneu sobressalente e lembre-se de guardar o macaco e o triângulo de segurança no local de armazenamento apropriado e ponha as bagagens de volta ao porta-malas.

Reprodução

10-) Vá a uma borracharia

Após isso, vá até a uma borracharia, se for possível, e peça ao especialista fazer o conserto do pneu e voltar ao estepe ao lugar de origem. É interessante manter o estepe sempre em ordem, daí a importância de não usá-lo como se fosse o pneu.

Reprodução