1-) Farol baixo
O farol baixo é usado para iluminar a frente do veículo com um feixe de luz para baixo, para não ofuscar a visão dos outros motoristas. Deve ser empregado em túneis, rodovias e qualquer via durante a noite.
O farol do carro não serve apenas para iluminar a estrada no período da noite, é uma ferramenta de segurança de uso diário nas rodovias concedidas. Túneis, local de incidência de neblinas e outras ocasiões exigem o uso correto dos faróis para prevenir acidentes na estrada. Confira.
O farol baixo é usado para iluminar a frente do veículo com um feixe de luz para baixo, para não ofuscar a visão dos outros motoristas. Deve ser empregado em túneis, rodovias e qualquer via durante a noite.
Pode ser acionado para alertar, realizar ultrapassagens e avisar de problemas na pista. Em caso de direção na pista contrária deve ser desligado. O uso de farol alto em vias com iluminação pública é uma infração de trânsito leve, três pontos na carteira e multa de R$ 88,38.
Este farol é acionado no momento que o veículo é ligado e seu uso é fundamental durante o dia para melhorar a visibilidade do próprio automóvel por outros motoristas. Se o veículo não tiver DRL deve se utilizar o farol baixo. O descumprimento dessa regra é passível de multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
Conhecida como lanterna, a luz de posição é acionada no momento de embarque e desembarque de passageiros e de cargas, além disso deve ser empregada quando o veículo estiver parado.
Mais potente que o farol alto, o farol de milha possui um feixe de luz estreito e muito forte. Por sua vez, é restrito a uso em rodovias sem iluminação e deve ser desligado com a presença de outros veículos.
Em caso de incidência de neblina a visibilidade do motorista fica comprometida. Para solucionar esse problema são acionados os faróis de neblina, que possuem um feixe de luz largo apontando para o chão, além de uma lanterna traseira para avisar os motoristas que vêm atrás. Se o veículo não tiver farol de neblina deve se usar o farol baixo.