Saiba como cuidar da manutenção dos pneus do seu carro

Com a correria do dia a dia nem todo mundo tem tempo ou paciência em verificar o estados dos pneu. O item que envolve a segurança precisar estar em perfeitas condições e para isso, vale o bom senso de cada um. Vejas 10 passos simples de checar o pneu.

1-) Calibragem

Precisa ser feita semanalmente, ou, no máximo, a cada 15 dias. A calibragem correta vai depender do modelo do carro. Na dúvida, veja no manual do proprietário, ou nas etiquetas, geralmente coladas na tampa do bocal de combustível ou na coluna da porta do motorista.

Divulgação

2-) Desgaste irregular

Se perceber algum desgaste irregular do lado de dentro ou de fora da banda de rodagem, pode ser um sinal de alinhamento de rodas ou da suspensão. A falta de rodízio também é um dos principais problemas do desgaste irregular. Geralmente é feito a cada 5 mil ou 10 mil km.

Fabrizio Gueratto

3-) Desgaste precoce

Um pneu geralmente precisa ser substituído a cada 40 mil km. Mas motoristas que usam o carro carregado pode ter a vida útil reduzida devido ao peso extra. Para evitar isso, respeite o peso máximo permitido do carro.

Divulgação

4-) Quando trocar o pneu

Observe periodicamente o indicador de desgaste de rodagem (TWI – Tread Wear Indicators), do pneu que indica quando precisa ser substituído. O motorista também deve ficar atento ao limite de segurança de 1,6 mm de profundidade indicado nos sulcos do pneu.

Divulgação

5-) Quando trocar o bico da válvula

Outro item que precisa ser checado é o bico da válvula, que geralmente é trocado junto com a troca dos pneus ou ainda se apresentar ressecamento e trincas no componente. Às vezes a própria perda de pressão pode indicar a troca imediata.

Reprodução

6-) Bolhas no pneu

Quando aparece bolha no pneu é sinal que a malha metálica está comprometida, os riscos do pneu estourar é muito grande. Por isso, o mais recomendado é a troca imediata do pneu com defeito.

Divulgação

7-) Cortes ou furos no pneu

Ao perceber algo pontiagudo que perfurou ou rasgou o pneu durante a condução tente parar em um lugar seguro e troque o pneu. Em seguida, providencie o mais rápido possível o conserto, ou a troca, caso necessário.

Reprodução - Blog Brasal Veículos

8-) Vazamentos

Além de furos por objetos pontiagudos ou válvula ressecada, outro indicativo de vazamento pode vir da roda, causada por uma pancada em algum buraco. Dependendo do caso, assim como os pneus, as rodas também têm conserto.

Divulgação

9-) Validade do pneu

O item não tem prazo de validade segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). No entanto, as empresas costumam dar um prazo de garantia, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação. Nesse caso, o que prevalece é o estado do pneu.

Divulgação

10-) Conservação do pneu quanto a ressecamento

Por mais que o pneu seja novo, nada vai impedir dele ressecar precocemente caso o dono não cuidou dele. Para isso, jamais use produtos agressivos e que tenham solventes e derivados em sua composição. Apenas use um xampu neutro ou produto específico para limpeza e silicone.

Reprodução