Saiba como cuidar dos líquidos do seu carro com 6 dicas práticas

Manutenção é importante para um bom desempenho e, principalmente, uma vida longa ao veículo. Confira seis deles.

1-) Óleo de motor

Sua função é reduzir o atrito dentro do propulsor e garante que tudo continue funcionando com eficiência. Ele também protege as partes móveis de serem danificadas pelo calor e suas propriedades de limpeza podem ajudar a reduzir a sujeira que obstrui as aberturas do motor.

Divulgação

2-) Líquido de arrefecimento

Mais da metade da energia produzida pelo carro é convertida em calor. O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento do motor, absorvendo esse calor e expelindo-o pelo escapamento. Sem arrefecimento, o motor atingiria temperaturas além de seus níveis de tolerância.

Reprodução

3-) Fluido de direção hidráulica

Outro fluido importante que ajuda a manter o carro saudável é o fluido da direção hidráulica. Isso transmite potência ao sistema de direção e permite que o veículo rode sem esforço. Se o veículo está ficando difícil de dirigir, é importante verificar se o nível do fluido não está baixo ou vazio.

Reprodução

4- Fluido de freio

Sem ele, o veículo não seria capaz de parar quando você pisar no pedal do freio, o que certamente colocaria a sua segurança em risco. A frenagem deve acontecer instantaneamente. Então, qualquer desconfiança da eficiência do freio, troque o fluido.

Divulgação

5-) Fluído de transmissão

Serve a um propósito semelhante ao óleo do motor; ele protege e resfria os componentes dentro de sua transmissão. Existem vários tipos diferentes de fluido de transmissão, por isso é importante usar o fluido recomendado no manual do proprietário do veículo para obter o melhor desempenho.

Reprodução

6-) Líquido para Para-brisas

O líquido lava-vidros não tem qualquer efeito no desempenho do seu veículo, é simplesmente utilizado na limpeza do para-brisas enquanto o veículo está a ser conduzido e, portanto, é crucial para uma condução segura.

Reprodução