Pelo mesmo preço: Hyundai HB20 Limited 0 km ou Evolution seminovo?

O HB20 de nova geração acaba de chegar, mas o mercado de seminovos e usados está recheado de modelos da geração anterior, já com alguma depreciação. Qual levar? Para o nosso comparativo de hoje, separamos a versão mais completa e aspirada do HB20 novo (Limited) e o modelo Evolution antigo, que pode ser encontrado com menos de 25 mil km e de 2020 em diante. Ambos estão com o mesmo preço: R$ 88.390. Vamos aos argumentos a seguir.

Equipamentos

O novo HB20 Limited vem com nova central multimídia de 8 polegadas , com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, Rodas de 16 polegadas, carregador por indução e lanternas de LED. O Evolution da geração anterior traz os menos itens, só não o carregador por indução, mas adiciona o câmbio automático.

Divulgação

Segurança

O novo HB20 na versão Limited traz piloto automático com controle de cruzeiro e limitador de velocidade, assistente de permanência de faixa e de ponto cego, assistente de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, controle de estabilidade e tração, sistema de saída segura (que avisa quando a porta é aberta e outro carro se aproxima por trás), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e faróis com acendimento automático. O seminovo, por sua vez, traz airbags frontais e laterais, câmera de ré, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Divulgação

Espaço e conforto

Ambos contam com as mesmas dimensões de largura, altura e entre-eixos. O novo tem 7,5 cm a mais de comprimento, o que muda sensivelmente o espaço interno.

Guilherme Menezes e divulgação

Consumo de combustível

O modelo antigo faz 8,2 km/l de etanol em trecho urbano e 10,2 km/l em rodoviário, números que passam para 11,8 km/l e 14,2 km/l com gasolina, respectivamente (conforme os dados do Inmetro). O novo é mais econômico (com a diferença de ser aspirado, e não turbo, como o Evolution). Ainda segundo o Inmetro, o 0 km faz 9,4 km/l de etanol em trecho urbano e 10,6 km/l em rodoviário, números que passam para 13,4 km/l e 14,6 km/l com gasolina, respectivamente.

Divulgação

Desempenho

Neste quesito, o antigo vence. O Atual conta com motor 1.0 aspirado de até 80 cv e 10,2 kgfm, suficiente para acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos. O Evolution 2020, por sua vez, traz motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, o que leva o carro até os 100 km/h em 10,7 segundos.

Divulgação

IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como em SP), o Limited terá cobrança de R$ 3.420, enquanto o Evolution sairá por R$ 3.135.

Divulgação

Seguro

A média de cotações para ambos os carros é de R$ 3.591 para o HB20 novo e R$ 4.151 para o seminovo.

Divulgação

Conclusão

A disputa é acirrada. Enquanto o seminovo tem câmbio automático e mais desempenho, o novo é mais equipado, oferece muito mais itens de segurança, e apesar de ser um pouco mais caro de IPVA, seu seguro é consideravelmente mais em conta. Como o quesito do emocional pode variar de pessoa para pessoa — e o racional costuma ser algo mais indiscutível — damos a vitória ao Limited 0 km desta vez, com base na quantidade de itens ofertados e pelos custos envolvidos. Mas o seminovo não seria nada mau também.

Guilherme Menezes e divulgação