1-) Sucessor do Fusca
Lançado em 1980, o Volkswagen Gol tinha como objetivo suceder o Fusca – o que não aconteceu - tendo como semelhança nos primeiros anos de produção o motor boxer de quatro cilindros refrigerador a ar de 1,3 litro e 47 cv.
Para homenagear o Gol e fazer muitas pessoas relembrarem boas aventuras que tiveram junto com o carro, a Zapay, startup especializada no pagamento e na desburocratização dos débitos veiculares, fez uma lista com os detalhes de todos os modelos do VW Gol. Confira a seguir 10 pontos curiosos sobre o hatch compacto.
Lançado em 1980, o Volkswagen Gol tinha como objetivo suceder o Fusca – o que não aconteceu - tendo como semelhança nos primeiros anos de produção o motor boxer de quatro cilindros refrigerador a ar de 1,3 litro e 47 cv.
O nome-código do projeto do Gol era BX, o que acabou rendendo uma versão mais despojada do motor refrigerado a ar quando esse já convivia com o refrigerado a água. A BX não sequer luz de ré.
O desenvolvimento do Gol deu início em 1976 e oram investidos até 1980 a quantia de US$ 350 milhões na época, o que dá mais de US$ 1 bilhão hoje.
O nome teve óbvia inspiração no futebol, foi desenvolvido levando em conta as condições das vias no País e as necessidades dos consumidores locais. Alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014.
Ao todo, o veículo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, sem contabilizar os modelos derivados da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro.
Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível (empregada só após três anos no Kadett). O GTi com um 2.0 de 120 e 18,35 mkgf fazia bonito eaté hoje é muito desejado, sobretudo por colecionadores.
Os primeiros VW Gol de 1980 eram fracos: motor 1.3 (boxer) com um carburador e 47 cv. Na posterior versão a álcool com dois carburadores adaptaram o estepe sobre um deles para não tirar espaço no porta-malas, mas não melhorou em nada.
Aqui a sigla GTi virou febre entre os hatches esportivos da VW Gol, Golf e Pointer, e em 1997, pela primeira vez, emprestou à perua Parati com direito a spoiler lateral e o calombo no capô para a acomodação do propulsor com as 16V, porém deixou o mercado em 2000 junto com o irmão.
O Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização em relação ao G2 (Bolinha). Coube ao hatch da terceira geração se tornar o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex.
Igual a Kombi, a versão de despedida do hatch será chamada de Gol Last com 1.000 unidades numeradas a serem vendidas em cor especial e recheadas de itens de série. O Polo Track será o substituto imediato do Gol em 2023. O único motor disponível será o 1.0 MPI flex (aspirado), de até 84 cv de potência quando abastecido com etanol.