Veja 10 dicas na compra do Volkswagen Bora

Completo e bem equipado, o Bora, um “Golf” de três volumes, é o modelo preferido pelo público jovem que aprecia uma "pegada" mais esportiva. Confira 10 itens antes de comprá-lo.

1-) Forração interna

Confere se os painéis de porta e de instrumento não estão descascados. Este é um problema comum do revestimento que é feito de borracha, dos modelos da VW como Golf e Audi dos anos 2000.

Divulgação

2-) Chave reserva

Não se esqueça da chave reserva que é codificada (do tipo canivete). Para mandar fazer uma outra completa (com chave e botões de acionamento de travas) numa concessionária autorizada custa mais de R$ 900.

Reprodução

3-) Sistema de freios ABS

As unidades de março e setembro de 2001,foi feita a verificação do componente da unidade de controle do sistema ABS e, alguns casos, a troca do chip que poderiam superaquecer superaquecimento e pegar fogo, incendiando o compartimento do motor.

Reprodução

4-) Motor, câmbio

Fique atento principalmente a estes componentes. Por ser um carro de vocação mais esportiva e muito apreciado por jovens e tuneiros, muitos destes Bora, às vezes, podem estar com o motor cansado, o câmbio patinando e com folga no escalonamento de marchas.

Reprodução

5-) Assoalho

Por ser um modelo com pegada mais esportiva, a exemplo do irmão Golf, não é comum o assoalho estar raspado. Por isso, peça para o vendedor deixar levar até um posto de gasolina, para verificar possíveis arranhões embaixo ou mesmo trincas.

Divulgação

6-) Tampa do porta-luvas

Olhe cuidadosamente se a tampa do porta-luvas está abrindo e fechando normalmente, pois a fechadura é sensível e pode quebrar com facilidade. Em concessionárias, alguns donos chegaram a falar que cobram mais de R$ 900 pela peça.

Reprodução

7-) Forração do teto

Não é difícil a forração feita de tecido se descolar do teto, um problema muito comum não só dos carros da VW, mas também com outros carros de outras marcas. A solução é fazer um orçamento com um tapeceiro.

Reprodução

8-) Trava das portas traseiras

Outro defeito crônico que incomoda seus donos são as travas elétricas das portas traseiras que não funcionam pelo controle na chave e é um problema que afeta modelos como Golf e Polo também. Para isso, só levando em um auto-elétrico para fazer a manutenção.

Reprodução

9-) Discos de freio

Foram reportados por alguns donos o empenamento dos discos de freios, alguns tendo que trocar o jogo por mais de uma vez. Os sintomas são trepidações que dão para sentir ao volante no momento da frenagem.

Reprodução

10-) Peças de acabamento interno

Além da tampa do porta-luvas, outros itens apresentam fragilidade como as maçanetas internas. Veja os demais componentes plásticos quanto à trincas e se estão em perfeito funcionamento, pois são muito difíceis de serem achadas, mesmo no mercado paralelo.

Reprodução