Carros mais vendidos em agosto: parcial revela as posições dos modelos

Chegamos ao mês de setembro e, com isso, os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave já revelam o cenário do mercado automotivo. Apesar de não serem os números do fechamento de agosto, as posições que cada carro ocupa no ranking estão bem definidas. Veja quais são eles, a seguir.

1º — Fiat Strada: 13.096 unidades

A picape leve continua bem aceita no Brasil. É um sucesso nas vendas, mesmo em tempos de crise econômica, preços nas alturas e falta de semicondutores na indústria. Tem várias versões disponíveis, até mesmo com câmbio automático do tipo CVT.

Divullgação

2º — VW Gol: 10.747 unidades

Prestes a sair de linha ainda este ano, é um dos mais vendidos do Brasil, mérito que se repetiu durante 27 anos seguidos (1988 a 2013). Mas entre altos e baixos, caiu para a segunda colocação, o que não é nenhum demérito. Na primeira quinzena do mês de julho foram quase 5,8 mil carros vendidos.

Divulgação

3º — Chevrolet Onix: 8.699 unidades

O hatch compacto mais vendido da GM perdeu espaço no mercado com os problemas na produção. Mas continua com bom apelo, com conjunto bem acertado e multimídia com acesso à internet.

Renato Maia/Falando de Carros

4º — Chevrolet Onix Plus: 7.869 unidades

O sedã compacto da GM tem bom apelo de vendas por ser um dos carros mais econômicos, espaçosos e bem equipados hoje em dia. Tem enfrentado problemas na produção por falta de componentes. Caso contrário, estaria mais bem posicionado no ranking atualmente.

Divulgação

5º — Hyundai HB20: 7.126 unidades

O hatch compacto ficou bem próximo da líder Strada, conseguindo driblar os problemas de produção causados pela falta de semicondutores na indústria automotiva. Vem ganhando mais versões e pode ser encontrado, inclusive, com motor 1.0 turbo e câmbio manual.

Guilherme Menezes e divulgação

6º — Fiat Argo: 6.050 unidades

Com a mudança que visava atender as novas regras do Proconve L7 em vigor desde o dia 1º de janeiro, a linha 2023 do hatch ficou mais econômica, o que foi uma excelente notícia para quem faz dele o seu principal instrumento de trabalho. Com o motor 1.0, por exemplo, faz 13,6 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada), na gasolina, segundo o Inmetro.

Divulgação

7º — Chevrolet Tracker: 5.908 unidades

O SUV compacto da GM tem como principais méritos o bom espaço interno, conjunto mecânico bem acertado e a central multimídia que pode acessar a internet via 4G. Há também a versão com motor 1.2 turbo, que rende até 133 cv.

Divulgação

8º — VW T-Cross: 5.553 unidades

O SUV compacto é o carro mais vendido da marca hoje em dia, destacando-se no segmento de utilitários esportivos compactos. Quando o assunto é eficiência energética, o modelo também tem lugar de destaque. Tem versões 1.0 e 1.4, ambas sobrealimentadas e com câmbio automático, de seis marchas.

Divulgação

9º — Hyundai Creta: 5.199 unidades

No ranking dos 10 SUVs mais vendidos, ele é o favorito sempre mantendo a posição entre os cinco mais, graças, em parte, à boa posição de dirigir e ao elástico motor 1.6, que garante bons 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. Conta a favor, também, com a garantia de 5 anos.

Divulgação

10º — Renault Kwid: 5.070 unidades

O subcompacto é o líder de vendas em seu segmento. Com a nova geração, também é o modelo mais atual. Como sempre, a quantidade de emplacamentos para o Kwid pode sofrer variações consideráveis, ao levar em consideração que é bem forte nas vendas diretas.

Divulgação