Confira quais foram os SUVs mais vendidos em agosto

Sem previsão de parar de crescer, o segmento dos SUVs atinge 39,73% de participação de mercado no fechamento de agosto, conforme relatório divulgado pela Fenabrave. Como o ticket médio dessa fatia de mercado é naturalmente mais elevada, o aumento dos preços dos carros acaba impactando menos os SUVs do que o que ocorre com modelos mais populares. Veja quais foram os líderes de vendas em agosto.

1º — Chevrolet Tracker: 6.708 unidades

A vantagem competitiva do Tracker é a amplitude de sua gama de versões. São quatro opções de acabamento equipadas com o motor 1.0 turbo de 116 cv, sendo elas: Turbo MT, LT, LTZ e Premier, Além da 1.2 turbo de 133 cv (Premier).

Divulgação

2º — VW T-Cross: 6.194 unidades

O T-Cross é o carro mais vendido da VW e vem tendo uma boa participação no mercado entre os SUVs compactos. Na linha 2022, perdeu o câmbio manual, mas ganhou em tecnologia como central multimídia VW Play sensível ao torque de 10,1 polegadas e indicador de pressão dos pneus e frenagem pós-colisão (200 TSi). Já a Comfortline ganhou detector de fadiga.

Divulgação

3º — Hyundai Creta: 5.806 unidades

As versões mais vendidas são as equipadas com motor 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm. Segundo o Inmetro, faz 7,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada rodando com etanol, mas na gasolina, os números são melhores, 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

Divulgação

4º — Jeep Compass: 5.284 unidades

O SUV médio da marca americana conserva boa procura, depois de retoques no visual, novos equipamentos, opção de motor 1.3 turboflex e até a chegada da versão híbrida plug-in. Tanto ele quanto o Renegade são destaques de vendas, quando comparado a outros modelos da Jeep.

Divulgação - Jeep

5º — Fiat Pulse: 4.771 unidades

Mesmo sendo um dos SUVs mais em conta dentro do segmento, vem bem equipado. Pode vir até com central multimídia de formato flutuante de 10,1 polegadas e conexão via internet 4G, além de Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) que inclui Frenagem autônoma de emergência (AEB), Alerta de saída de pista (LDW) e Comutação automática de farol alto (AHB).

Divulgação

6º — Jeep Renegade: 4.654 unidades

O modelo foi renovado recentemente. Junto do novo desenho, vieram outras melhorias, como a oferta do motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm, além do cluster digital e da nova central multimídia com internet a bordo. Apesar do visual conservar as características mais marcantes do Renegade, o modelo novo foi bem atualizado.

Divulgação

7º — Nissan Kicks: 4.250 unidades

A sua motorização está entre os itens mais longevos do SUV, quando comparamos o modelo atual, com os primeiros. É equipado com o motor 1.6 Flex de 114 cv e 15,5 kgfm de torque, associado ao câmbio manual ou automática CVT na configuração de entrada e apenas CVT nas demais.

Divulgação

8º — VW Nivus: 3.380 unidades

Na linha 2022, o modelo continua sendo oferecido nas opções Comfortline e Highline. Ambas são equipadas com motor 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas. Vem com pacote de equipamentos similar ao do T-Cross, que citamos anteriormente.

Guilherme Menezes/ iG Carros

9º — Toyota Corolla Cross: 3.250 unidades

Grande destaque do modelo é a sua versão híbrida, com motor 1.8 que foca na economia de combustível. Segundo o Inmetro, faz 11,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada usando etanol, e 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada abastecendo com gasolina. Quando comparado com os demais SUVs híbridos, o Corolla Cross é um dos mais acessíveis.

Divulgação

10º — Jeep Commander: 2.338 unidades

As versões básicas do primeiro SUV naconal do segmento D trazem o novo 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Os modelos mais caros contam com motor 2.0 turbodiesel que pode desenvolver 200 cv e 35 kgfm, este com câmbio automático de nove marchas.

Divulgação - Jeep